Guga se despedirá de Roland Garros estreando contra o 107º do mundo Gustavo Kuerten conseguiu escapar de um adversário forte na estréia de Roland Garros. O sorteio realizado na manhã desta sexta-feira em Paris indicou o sérvio Boris Pashanski, de 26 anos, como o adversário do brasileiro. Será o segundo confronto entre os dois. No challenger de Santiago, no ano passado, o sérvio levou a melhor por 6/2 e 7/5.
Pashanski é o atual 107º colocado do ranking mundial e disputa a chave principal de Roland Garros pela terceira vez. Nas outras duas, em 2006 e 2007, caiu na primeira rodada. Na temporada, conseguiu apenas alguns resultados razoáveis. Caiu na primeira rodada no Australian Open, chegou às oitavas na Costa do Sauípe e foi finalista do Challenger de Barletta, na Itália, em março.
Se conseguir passar para a segunda rodada, Guga terá uma pedreira: poderá enfrentar o sérvio Novak Djokovic, terceiro colocado no ranking mundial e um dos favoritos ao título do torneio francês, que enfrenta o veterano sueco Jonas Bjorkman na estréia.
Marcos Daniel, o outro brasileiro garantido na chave principal, vai enfrentar o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, número 93 do ranking mundial. Os dois se enfrentaram em Lugano, em 2006, com vitória do espanhol. Se vencer, o gaúcho deverá ter o russo Igor Andreev, cabeça-de-chave número 27, como adversário na segunda rodada.
Roger Federer, número 1 do mundo, vai enfrentar o americano Mardy Fish, 39º do mundo, mas que nunca passou da primeira rodada em Paris. O espanhol Rafael Nadal, segundo do ranking mundial, terá pela frente um jogador vindo do qualifying, que termina nesta sexta.