Campeonato Brasileiro

1comentário

O que significa a mudança da terceirona para o nosso futebol

A confirmação da nova Série C com apenas 20 equipes em 2009 e a criação de uma quarta divisão pela Confederação Brasileira de Futebol poderá beneficiar o futebol maranhense na próxima temporada, mas também pode nos colocar ainda mais no fundo do poço.

Atualmente, o Maranhão possui apenas duas vagas no Brasileirão, mas com a mudança, este número poderá chegar a quatro. Tudo vai depender do desempenho dos finalistas da Taça Cidade de São Luís que está na reta final. Sampaio, Bacabal, Imperatriz e São José terão a responsabilidade dobrada. Destes, apenas dois estarão na Série C 2008. E desde já vai o aviso.

Uma boa campanha dos nossos representantes significa terminar a competição entre os vinte melhores colocados. Se ficarmos do 1º ao 4º lugar melhor ainda. Estaremos na Série B. Se terminarmos entre a 5ª e a 20ª colocação, já estaremos garantidos na Série C em 2009. E teremos mais duas vagas na 4ª divisão. O que podemos dizer agora é que Moto, Maranhão, Chapadinha, Santa Quitéria, Nacional e Itinga estariam condenados agora a brigar por uma vaga na quarta divisão.

A melhor notícia é que a série C será em pontos corridos e terá jogos de ida e volta. Assim, o nosso calendário terá que ser modificado com o Campeonato Maranhense no início da temporada valendo as vagas para a Série D e Copa do Brasil no ano seguinte.

A definição por parte da CBF põe por terra a intenção dos dirigentes dos clubes que queriam dar ao Campeonato Maranhense previsto para começar em maio, a chave de acesso à Copa do Brasil e Série C em 2009. Nada disso será mais necessário.

Resta agora torcer para os nossos representantes formarem equipes competitivas. E desde já teremos que vencer os jogos dentro e fora de casa se quisermos continuar pelo menos na Série C. Um desastre este ano nos deixaria em situação ainda mais grave no cenário do futebol nacional.

1 comentário para "Campeonato Brasileiro"


  1. rubro-negro

    Zeca, corrija-me se eu estiver errado, mas essa decisão da CBF não contraria o Estatuto do Torcedor, que diz que a alteração do regulamento de uma competição não pode ocorrer de um ano para o outro?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: