Crea dá prazo para a instalação de pára-raios em estádios de futebol
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MA) deu prazo, até o dia 5 de fevereiro, para os administradores dos estádios Correão, em Bacabal; Binezão, em Santa Inês; Lucídio Frazão, em Chapadinha; Rodrigão, em Santa Quitéria; e Frei Epifânio d’Abadia, em Imperatriz, instalarem pára-raios. Logo após o Carnaval, os peritos do Crea retornarão a essas praças esportivas para fazer uma nova vistoria. Se a providência não tiver sido tomada, eles pedirão a interdição total e imediata dos referidos estádios para preservar a segurança dos torcedores.
O engenheiro civil Francisco José Albuquerque, perito do Crea, encarregado pelas vistorias nos estádios no interior do estado, disse que, além da instalação dos pára-raios, exigirá dos administradores das praças esportivas os projetos de execução dos aparelhos dos Sistemas de Proteção de Descarga Atmosférica (SPDA). “Não basta apenas colocar os pára-raios, será preciso ter um projeto de execução, assinado por um engenheiro responsável, pois, se houver alguma falha que leve a um acidente, teremos como punir o responsável. Um sistema desses exige a elaboração de um projeto, pois não é um equipamento simples de ser colocado”, explicou o engenheiro.
Francisco José Albuquerque afirmou que o presidente do Crea, Raymundo Portelada, solicitará ao Ministério Público Federal a interdição de todos os estádios que não tiverem pára-raios. “Estamos dando o prazo até depois do Carnaval para que todos eles cumpram a determinação que é do próprio Estatuto do Torcedor,para que todos os estádios tenham pára-raios”, afirmou.
EXIGÊNCIA
Os clubes mais prejudicados poderão ser Maranhão Atlético Clube (MAC) e Bacabal Esporte Clube (BEC), os representantes maranhenses na Copa do Brasil. Os dois times, até agora, não sabem onde enfrentarão São Caetano (SP) e Sport (PE) na competição. O jogo MAC x São Caetano está marcado para o dia 13 de fevereiro e a partida BEC x Sport está programado para o dia 27 do mesmo mês.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu prazo até hoje (29) para as federações de futebol estaduais enviarem os laudos dos estádios onde serão disputados os jogos da Copa do Brasil. Caso os estádios maranhenses não sejam liberados, os jogos deverão ser remarcados para São Paulo e Recife, respectivamente.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer de São Luís (Semdel), responsável pela administração do Estádio Nhozinho Santos, afirmou que os pára-raios do Municipal começaram a ser colocados na sexta-feira última, mas não tem prazo determinado para o fim da obra.
Postado por Luís Victor, Imirante.
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão.