Uma chapa para mudar o futebol

15comentários

O vereador Jota Pinto pretende concorrer à eleição para a Federação Maranhense de Futebol. No grupo estariam também os radialistas Roberto Fernandes, Herbert Fontenele e Geraldo Castro. Jota Pinto também estaria convidando vários representantes de clubes, entre eles Nilson Takashi, ex-presidente do Imperatriz, além de Evandro Marques (MAC) e nomes ligados ao Sampaio e aos demais clubes interessados em mudar a cara do futebol maranhense. O presidente da Câmara Municipal, Pereirinha também manifestou o seu apoio em torno do nome de Jota Pinto.

– É importante reunir as pessoas que estão dispostas a mudar o nosso futebol – garante Jota Pinto.

O radialista Geraldo Gastro disse que o coronelismo precisa acabar no futebol.

– Eu recebi o convite e aceitei. Não há oxigenação nas federações de futebol. Nós temos que mudar. O Alberto Ferreira é o meu amigo pessoal, mas eu não comungo com a permanência dele na federação. Precisamos modernizar a federação – afirmou.

A receptividade por parte dos torcedores é a melhor possível, mas não sei se terão condições de inscrever a chapa em tempo hábil.

15 comentários »

Novo secretário

0comentário

As especulações em torno do nome do novo secretário de esportes continuam. O governador Jackson Lago ainda não definiu o substituto de Mauro Bezerra que morreu na semana passada.

Entre os cotados estaria o atual presidente da Fundação Municipal de Esportes, Miguel Pinheiro que teria o apoio de quarenta e cinco departamentos autônomos e quinze federações amadoras, além de quatro times de futebol profissional: Moto, Sampaio, Imperatriz e Comerciário.

Também estaria cotada Eliana Rodrigues Bezerra, filha do ex-secretário Mauro Bezerra. A escolha da bacharel em direito para a pasta seria uma forma de homenagear Mauro Bezerra.

Há quem garanta que os nomes de Eduardo Teles, Mauro Jorge e Weverton Rocha já teriam sido descartados.

sem comentário »

Novo Correão

0comentário

O Estádio José Correa deverá passar por reformas no próximo ano. A garantia partiu de fontes ligadas ao Governo do Estado. Com a reforma, o Correão deverá voltar a ser aquele belo estádio que conheci quando da inauguração numa partida do Bacabal contra o Vasco da Gama.

sem comentário »

Colômbia vence a Argentina de virada

0comentário

Com Tévez expulso, argentinos abrem o placar, mas sofrem a primeira derrota

A Argentina sofreu nesta terça-feira a sua primeira derrota nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, após três vitórias seguidas nas três primeiras rodadas, e pode perder a liderança nesta quarta, caso o Paraguai vença o Chile, em Santiago. Com um jogador a menos desde os 24 minutos de partida (Tevez foi expulso), o time argentino foi derrotado pela seleção colombiana por 2 a 1 (assista aos gols no vídeo ao lado), de virada, no estádio El Campín, em Bogotá, cidade localizada a 2.600 metros acima do nível do mar. Com o resultado, a Colômbia chega à vice-liderança das eliminatórias, com oito pontos, um a menos que a ainda líder Argentina.

O primeiro tempo estava equilibrado, sem chances de gol para ambos os lados, até que Tevez foi expulso aos 24 minutos, após dar um chute em Bustos fora do lance de bola. O árbitro Jorge Larrionda foi avisado por um dos seus auxiliares e deu cartão vermelho ao ex-jogador do Corinthians.

Curiosamente, a seleção colombiana ficou apavorada e a Argentina cresceu em campo. Assim, acabou abrindo o marcador e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem maior. Aos 36, Messi, que estava sumido do jogo, recebeu de Riquelme na esquerda, se livrou de três adversários e na saída do goleiro Agustín Julio e fez um belíssimo gol.

Dez minutos depois, em contra-ataque rápido, Ibarra perdeu a passada, pediu pênalti do goleiro, mas desperdiçou grande chance de gol para a Argentina. Em seguida, foi a vez de Riquelme fazer boa jogada, mas chutar fraco nas mãos de Agustín Julio.

Pressão colombiana na segunda etapa dá certo

Na segunda etapa, com menos de um minuto, Tressor Moreno perdeu ótima oportunidade. A Colômbia procurava pressionar em busca do empate e, aos 4, Torres arriscou de fora da área e acertou o travessão. Um minuto depois, a resposta argentina com Messi, que tentou tirar de Agustín Julio, mas a bola passou raspando a trave direita do goleiro.

O empate veio aos 17 minutos, em bela cobrança de falta de Bustos, jogador do Grêmio, no ângulo direito de Abbodanzieri. Foi o primeiro gol que os argentinos sofreram nestas eliminatórias. O jogo continuou aberto e, aos 20, Messi chutou forte de fora da área, Julio defendeu parcialmente e Cambiasso tentou completar, mas, desengonçado, não aproveitou a oportunidade.

Aos 37, a virada colombiana: Rentería tocou para o gol, mas, sem esperar que a bola entrasse, Dairo Moreno, que iniciou a jogada, empurrou para as redes. No fim, os argentinos tentaram empatar o jogo, mas aí os colombianos estavam mais conscientes em campo e conseguiram segurar a vitória.

Fonte: Globoesporte.com

sem comentário »

A última chance

8comentários

Ainda não será agora que as mudanças chegarão à Federação Maranhense de Futebol. O prazo de inscrição para a eleição da FMF termina hoje. Até agora, nenhuma chapa está inscrita para concorrer com o atual presidente Alberto Ferreira.

Todos criticam, mas ninguém surge como opção para enfrentar o grupo que comanda atualmente o nosso futebol. E vamos para 20 anos. Até o torcedor que tanto reclama está calado, passivo neste momento tão importante. Seria medo ou convicção de que nada mudará?

Pelo visto, Alberto vai continuar até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

A eleição que acontece no dia 1º de dezembro está sendo definida hoje. Sem outro candidato, Alberto será apenas aclamado em dezembro.

E tudo continuará como sempre. Futebol sem credibilidade, clubes pagando para jogar, enfim…

Espero sinceramente que na composição da nova diretoria surjam novos nomes que possam contribuir com mudanças que serão pequenas agora, mas significativas para o nosso tão sofrido futebol.

8 comentários »

Um problema que parece não ter fim

1comentário

Somente depois que a Rádio Mirante AM descobriu que o Estádio Lucídio Frazão, em Chapadinha, interditado para reformas pelo Ministério Público, ainda não estaria pronto para a realização de jogos de futebol foi que a Federação Maranhense de Futebol bateu o martelo e confirmou a partida para São Luís, nesta quinta-feira, às 18h30, na preliminar de Sampaio e Comerciário.

Diante da informação procuramos a diretoria do Moto que já estava a caminho da Federação. Lá, eles decidiram aceitar a partida para esta quarta-feira. Melhor para Moto e Chapadinha. Vão diminuir outro prejuízo ao evitar a rodada isolada.

É sempre assim. A Federação nunca se antecipa e o torcedor fica a ver navios. A tabela do nosso campeonato é confirmada jogo a jogo. O campeonato está terminando e as mudanças na tabela continuam. Nunca se sabe a tabela completa. E os clubes aceitam tudo passivamente. A sensação que tenho é que isso não vai acabar nunca. Aliás, vai acabar com o fim desta temporada e recomeçar com o início da outra em 2008.

1 comentário »

Na mira da torcida, Brasil encara o Uruguai

1comentário

Seleção sabe que precisa jogar bem para evitar protestos dos torcedores no Morumbi

A seleção brasileira terá dois fortes adversários nesta quarta-feira, no Morumbi, às 21h45m, pelas eliminatórias da Copa de 2010. No campo, o Uruguai. Nosso rival sul-americano que está desde 1999 sem perder do Brasil. E na arquibancada a exigente torcida paulista, que pede a convocação de Rogério Ceni e nos dois treinos antes da partida protestou e não poupou críticas ao técnico Dunga. O jogo será transmitido ao vivo pela Rede Globo e pelo SporTV e terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Antes de a bola rolar, o blog Rumo à Copa 2010 traz toda a movimentação no Morumbi e as últimas informações da partida.

O Brasil está em terceiro lugar nas eliminatórias, com cinco pontos. A seleção empatou com a Colômbia na estréia por 0 a 0 e com o Peru na terceira rodada por 1 a 1. E venceu o Equador por 5 a 0, no Maracanã, no único jogo feito em casa até agora. O Uruguai está em quinto, com quatro pontos. A Celeste estreou nas eliminatórias com uma goleada de 5 a 0 sobre a Bolívia, em Montevidéu. Na segunda rodada, foi derrotada por 1 a 0 pelo Paraguai, em Assunção, e no último domingo ficou no 2 a 2 com o Chile, em casa.

Kaká, o artilheiro e líder da seleção

Artilheiro do Brasil nas eliminatórias da Copa de 2010, Kaká vai reencontrar o Morumbi. O meia, favorito para o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa deste ano, não promete balançar a rede em sua primeira partida pela seleção no estádio. Kaká é o principal goleador da ‘Era Dunga’ com nove gols, dois a mais que Robinho.

– Não vou prometer gol. Não sou artilheiro. Para mim está sendo uma novidade fazer tantos gols. Tudo bem… Sou o artilheiro do Brasil nas eliminatórias, fui o artilheiro da Liga dos Campeões pelo Milan, mas não sou atacante.

Kaká vem ganhando uma liderança na seleção brasileira. Por isso, o meia pediu para a torcida paulista apoiar a seleção brasileira e, principalmente, o goleiro Júlio César. Os gritos de Rogério Ceni devem ser constantes no Morumbi nesta quarta-feira.

– Mesmo novo, sou um dos mais velhos da seleção. Uma seleção pode ter vários líderes. Não tenho a braçadeira de capitão no Milan e me considero um líder por lá. Na seleção também não sou o capitão, mas já considero que tenho uma postura de liderança.

Pressão da torcida

Além de Kaká, outros 12 jogadores da seleção estão ligados a clubes paulistas. Mas isso não deve evitar os protestos da torcida paulista e, principalmente, tricolor. A ausência do goleiro Rogério Ceni é o principal motivo. Nos dois treinos da seleção em São Paulo, o técnico Dunga foi insultado. Por isso, os jogadores tentam levantar a bandeira branca da paz.

– A torcida precisa ter paciência porque o jogo contra o Uruguai não é nada fácil. É um adversário bastante complicado. Para nós só interessa a vitória, mas sabemos que o Uruguai complica bastante o jogo – disse Robinho, um dos mais queridos pelos torcedores.

– Tudo vai depender também do nosso rendimento em campo. Se a seleção jogar bem, teremos o apoio do torcedor, que é muita emoção – disse Juan.

Mesmo esperando as críticas, Dunga adota um discurso conciliador e rasga elogios à torcida. O treinador acha que a torcida não vai vaiar a seleção como no passado.

– O torcedor paulista é bem maduro, educado e consciente. Aqui é a seleção brasileira. Lógico que não vou agradar a todos. Mas acredito que a torcida vai apoiar, embora dependa daquilo que fizermos em campo – disse.

Dunga já sofreu com os protestos do torcedor paulista. Em 1993, durante um jogo das eliminatórias contra o Equador, o então volante foi bastante criticado. Mas respondeu com um lindo gol (assista ao vídeo ao lado).

– Foi criado um clima para aquele jogo. Agora está diferente. O público paulista é educado, vai apoiar a seleção. Viu o que aconteceu no Rio de Janeiro. E sabe que apoiar a seleção será importante.

Rivalidade

Com apenas cinco pontos dos nove disputados, o Brasil corre o risco de ter o seu pior início de Eliminatórias para a Copa do Mundo – no novo formato com jogos de ida e volta e pontos corridos – caso não vença o Uruguai. Nas últimas três edições, a seleção conquistou oito pontos nas quatro primeiras rodadas.

A partida tem tudo para ser complicada. Atualmente, os uruguaios são nossos principais carrascos. O jejum de vitórias já dura seis partidas. São cinco empates e uma derrota. Nenhum outro país está há tantos jogos invicto contra a seleção. A França aparece logo atrás na lista, com cinco jogos de invencibilidade. Mas o curioso é que, apesar de o Brasil não vencer, por duas vezes comemorou a eliminação do Uruguai da Copa América. Após empates no tempo normal, a seleção venceu os uruguaios nos pênaltis em 2004 e neste ano.

– Será um jogo muito difícil no Morumbi. O Uruguai virá mordido por causa daquele resultado – disse Gilberto Silva, se referindo à semifinal da Copa América em julho, quando, após um empate de 2 a 2, o Brasil ganhou na disputa de pênaltis.

Forlan, o carrasco brasileiro, não joga

A seleção brasileira terá o desfalque do zagueiro e capitão Lúcio, que recebeu o segundo cartão amarelo contra o Peru. Alex, ex-Santos e que atualmente está no Chelsea, da Inglaterra, entra em seu lugar. Ele vai reviver com Juan a dupla de zaga que foi campeã na Copa América.

– Jogamos a Copa América toda juntos. Temos facilidade para atuar dos dois lados. O Lúcio é um desfalque grande, é o mais experiente do time, campeão mundial. Mas a seleção tem jogadores capazes de substituí-lo à altura – disse Juan.

O técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, disse que vai “explorar os erros” da seleção brasileira para vencer. A Celeste terá o desfalque do atacante Forlan, do Atlético de Madri, que deixou sua marca em três dos últimos quatro jogos contra o Brasil. Ele está machucado. (Conheça os segredos do Uruguai no Futebol 2.0)

– O Brasil tem uma forma definida de jogar e nós tentaremos explorar seus erros para vencer. Precisamos manter a posse de bola. A maioria das seleções viaja ao Brasil com a certeza de que será derrotada, mas o Uruguai é a exceção. E temos o potencial para provar isso – completa o zagueiro Lugano, ex-São Paulo.

Ficha técnica

BRASIL x URUGUAI

Estádio: Morumbi, São Paulo (BRA)
Data: 21/11/2007
Horário: 21h45m (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Rodolfo Otero (ARG) e Ricardo Casas (ARG)
Transmissão: A TV Globo e o SporTV transmitem para todo o Brasil.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, a partir das 21h45m.

BRASIL: Júlio César, Maicon, Juan,Alex e Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Vágner Love
Técnico: Dunga Carini

URUGUAI: Carini, Pereira, Godín, Lugano e Fucile; Arévalo Ríos; Gargano, González, e Cristian Rodríguez; Abreu e Luis Suárez
Técnico: Óscar Tabárez

Adilson Barros, Joanna de Assis e Thiago Lavinas – Globoesporte.com

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS