Repercussão

1comentário

Vacilo do Imperatriz ressuscita a Tuna

Leia matéria do jornal O Liberal

Uma luz no fim do túnel. A Tuna Luso, que foi eliminada da Série C do Brasileiro ao cair diante do Imperatriz, no último domingo, por 2 a 1, tem grandes chances de voltar a disputar o campeonato. Ontem, a Federação Paraense de Futebol (FPF) foi informada pelo diretor técnico Virgílio Elísio, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que o time maranhense, um dos dois classificados do grupo 17 à terceira fase da Terceirona, utilizou o volante Rossini de forma irregular na competição. O atleta teria atuado com o terceiro cartão amarelo no empate, por 2 a 2, com o Sampaio Corrêa, em São Luis-MA, na última quarta-feira.

O jogador foi punido com cartão amarelo nos jogos contra o Paysandu, Ananindeua e Rio Branco. Automaticamente, Rossini deveria cumprir suspensão de uma partida, conforme determina a regulamentação do Brasileiro. Todavia, ele participou normalmente do clássico maranhense contra o Bolívia, como é chamado o Sampaio, na última quarta-feira, pela penúltima rodada da segunda fase da Terceirona.

Caso seja punido por utilizar o atleta, o que é provável, segundo Virgílio Elísio, o Imperatriz perderá seis pontos. Com isso, o Cavalo de Aço passaria a somar quatro pontos, sendo superado pela Tuna Luso, que encerrou sua participação na segunda fase com oito pontos no grupo 17. O julgamento do ‘caso Rossini’ pela 3ª comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em princípio, está programada para quinta-feira, 6, no Rio de Janeiro.

A CBF informou em seu site que vai aguardar pelo resultado do julgamento para divulgar a tabela dos jogos do grupo em que estará a Lusa ou o Imperatriz. O diretor técnico da FPF, Paulo Romano, informou que conversou com Virgílio Elísio, por telefone, quando foi informado que a Tuna Luso conta com grandes chances de permanecer no campeonato.

‘O Virgílio me falou que as chances são de 99% de a Tuna continuar disputando a competição’, declarou.

A diretoria cruzmaltina deve contratar os serviços de um advogado no Rio de Janeiro, a fim de que este acompanhe o julgamento da quinta-feira.

A possibilidade de o time voltar a disputar a Série C deixou o técnico Carlos Lucena eufórico. O treinador havia marcado a reapresentação do time para amanhã, mas ao ser comunicado do julgamento do ‘caso Rossini’ antecipou a volta para hoje pela manhã, no Souza.

‘Vamos continuar trabalhando, torcendo para que tudo dê certo no julgamento e o Imperatriz seja punido pelo tribunal’, disse.

Pairam suspeitas também sobre Hallace. Mas CBF liberou o jogador

Caso perca os pontos e seja eliminado da Série C, o Imperatriz está pronto para dar um abraço fatal na Tuna, alegando que o time paraense também atuou com um jogador irregular: Hallace, ex-atleta do Bragantino. O regulamento proíbe a utilização de jogador que já tenha atuado em competição nacional no mesmo ano.

A denúncia nem faz cócegas na Tuna. Segundo o supervisor de futebol da Lusa, João Bosco, antes de lançar mão de Hallace o clube fez uma consulta à Confederação Brasileira de Futebol. Foi informado pela sra. Cleoni, do Departamento de Registro da CBF, que o jogador tinha condições plenas de jogo. O nome dele foi até incluído no Boletim Informativo Diario (BID), o que deixa o atleta apto a jogar.

Hallace foi de fato escalado pelo Bragantino contra o Sertãozinho, quando o time disputava a Série C, mas ficou no banco. Alega ainda o dirigente tunante que um atleta pode ser transferido mesmo tendo jogado até três partidas.

Os demais jogos de Wallace pelo Bragantino, neste ano, foram pela Copa Federação, em quatro partidas, mas como não se trata de competição nacional não existe qualquer risco de problemas.

O próprio jogador também tranquiliza a Tuna, afirmando que não foi expulso, nem recebeu cartão amarelo em quaisquer competições, não havendo contra ele qualquer punição pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Caso houvesse, seria esta uma argumentação certa do Imperatriz para derrubar as pretensões dos tunantes de voltar à competição.

Para se certificar ainda mais de que não poderá ser prejudicada pela escalação de Hallace, a Tuna consultou o departamento técnico da Federação Paraense de Futebol. O diretor Juarez Scotta garantiu que há um documento da CBF dando sinal verde para a utilização de Hallace.

1 comentário »

Ouça a entrevista de Virgílio Elísio

0comentário

sem comentário »

Diretor técnico da CBF diz que será muito difícil o Imperatriz prosseguir

2comentários

O diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio disse em entrevista à Rádio Mirante AM que não acredita em má fé do Imperatriz na escalação do meia Rossini de forma irregular na partida contra o Sampaio. Ele considerou a irregularidade grosseira e disse que difícilmente a defesa do clube maranhense terá sucesso. Se isso acontecer, o Imperatriz deverá perder seis pontos e estará eliminado do Campeonato Brasileiro Série C.

Virgílio Elísio contou como foi constatada a possível irregularidade do Imperatriz no caso Rossini.

– O jogador havia recebido um primeiro cartão amarelo e depois recebeu o segundo (que representa um cartão vermelho) e anula apenas o segundo amarelo. Então foi o que aconteceu com o jogador do Imperatriz. Todo garoto, todo iniciante de crônica esportiva sabe que o segundo amarelo representa um cartão vermelho – explicou.

Virgílio Elísio disse que o cartão vermelho não anula os dois amarelos recebidos numa mesma partida, a exemplo do que aconteceu com o Imperatriz.

– Eu estive conversando com o presidente (do Imperatriz) e minha funcionária com o supervisor (do Imperatriz), e ele alega que se confundiu, ele entendeu diferente na contagem.

O diretor técnico da CBF disse que não acredita em má fé do Imperatriz.

– Eu não tenho a menor dúvida de que o Imperatriz não agiu de má fé. Eu não tenho nenhuma dúvida de que foi um lamentável erro na forma de contar. Mas isso cabe, essa explicação cabe ao processo – afirmou.

Virgílio disse que fez a sua parte ao encaminhar o assunto ao STJD e que dificilmente o Imperatriz terá sucesso.

– Eu acredito que será muito difícil o Imperatriz prosseguir. As evidências são claras de que o Imperatriz dificilmente terá sucesso, mas poderá ate ter – finalizou.

2 comentários »

Rodrigo diz que o clima é de frustração

1comentário

O goleiro Rodrigo Ramos, um dos destaques do Imperatriz no Campeonato Brasileiro Série C disse em entrevista à Rádio Mirante AM que o clima é de total frustração em meio aos jogadores do Cavalo de Aço, após a notícia sobre a possível irregularidade do meia Rossini e da possibilidade de eliminação do Campeonato Brasileiro Série C.

– A euforia nas ruas é muito grande pela classificação e de repente essa bomba cai sobre as nossas cabeças. A gente tem que buscar força não sei de ontem – afirmou.

Rodrigo disse que a diretoria procurou tranquilizar os jogadores e disse que a equipe tem grandes condições de continuar na competição.

1 comentário »

Tunantes perto do retorno

0comentário

PELO “TAPETÃO” Irregularidade do Imperatriz pode recolocar a Tuna na Série C

Nem tudo está perdido para a Tuna Luso na Série C do Campeonato Brasileiro. Após ter sido despachada dentro de campo pelo Imperatriz (MA), anteontem, a Águia pode retornar à competição com o auxílio do “tapetão” e do próprio clube maranhense. É que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) identificou a suposta escalação irregular do meia Rossini Alberto dos Santos e denunciou o Cavalo de Aço ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). São altas as chances de punição e perda de pontos.

Segundo a Confederação, a irregularidade da equipe maranhense ocorreu na partida válida pela 2a rodada da segunda fase, em que o Imperatriz goleou o Sampaio Corrêa (MA) por 4 a 0. Neste jogo, Rossini atuou normalmente. O detalhe é que o jogador estaria suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderia jogar.

O Imperatriz (MA) será julgado nesta quinta-feira e tem grandes chances de perder 6 pontos. Se isto se confirmar, o time ficará com 4 pontos na segunda fase e deixará a liderança do grupo 17. Com isso, Rio Branco-AC (10 pontos) e Tuna (8) seriam os classificados da chave à terceira fase da Série C.

Caso a Tuna volte à disputa, estará no grupo 26, ao lado de Barras (PI), Nacional (PB) e Coruripe (AL). A CBF ainda não divulgou a tabela completa do grupo 26, deixando claro que a permanência do Cavalo de Aço na Série C é uma incógnita.

Por causa desta novidade, a Tuna não deve desmanchar o plantel. Hoje, iria ocorrer no Souza a reunião que decidiria o início da caminhada cruzmaltina visando o próximo Campeonato Paraense. Mas, até quinta-feira, os cruzmaltinos continuam trabalhando normalmente. A reunião será substituída por treino.

A Tuna não é a primeira equipe paraense nesta Terceirona que pode garantir a sobrevivência no “tapetão”. No início da primeira rodada, o Ananindeua ressuscitou após a condenação do Araguaína (TO), que perdeu 12 pontos.

Fonte: Diário do Pará

sem comentário »

Tudo jogado fora

3comentários

O amadorismo pode nos vencer mais uma vez. A Confederação Brasileira de Futebol comunicou ontem ao Imperatriz e a Federação Maranhense de Futebol que o jogador Rossini atuou com três cartões amarelos na partida contra o Sampaio e isso poderá eliminar o Cavalo de Aço do Campeonato Brasileiro Série C.

De imediato, a CBF suspendeu a partida entre ABC e Imperatriz que aconteceria domingo em Natal. Além disso, o processo foi encaminhado ao STJD que deverá julgá-lo na próxima quinta-feira.

A notícia caiu como uma bomba em Imperatriz. A torcida colorada não acredita que isso possa acontecer. Em meio aos jogadores a decepção é geral. O goleiro Rodrigo Ramos, o principal destaque da equipe na Série C chegou a chorar ao tomar conhecimento da possível irregularidade. Ele e muitos outros jogadores sabem que a Série C é uma grande vitrine. Todos acreditavam que, com uma boa campanha poderiam chegar a outros grandes clubes.

A contagem dos cartões é uma das tarefas do supervisor Silvano Araújo, mas não vamos atribuir a culpa apenas a ele. Prefiro admitir que se isso ainda ocorre no nosso futebol é por falta de uma gestão profissional, como diz o nome: Futebol Profissional.

O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira disse que não acredita que o Imperatriz consiga se livrar dessa, mas os dirigentes do Cavalo de Aço já contrataram o mesmo advogado do Botafogo no caso Dodô e alimentam a possibilidade de continuar disputando a Terceirona.

Por essa ninguém esperava. Não é possível que um clube como o Imperatriz venha a ser eliminado pela sua própria estrutura. Irregularidades dessas são grosseiras e inaceitáveis. Vou torcer para que o Cavalo que tem uma das defesas menos vazadas do brasileirão, possa ter agora uma defesa eficiente também no STDJ.

3 comentários »

As últimas do seu clube

2comentários

Futuro Tricolor

Ninguém sabe o que vai acontecer no Sampaio de hoje em diante. O presidente José Alberto e o diretor Sérgio Frota ainda não pararam para pensar no futuro. A decepção por conta da má campanha no Campeonato Brasileiro Série C ainda é grande. Alguns bolivianos defendem a liberação dos jogadores contratados para o Brasileirão e do técnico Luís Carlos Wink. A tendência é que o Sampaio dispute o restante da temporada com uma equipe absolutamente caseira. Se essa idéia vingar, o Tricolor deverá enfrentar problemas. São poucos jogadores prata de casa no elenco.

Frase do Dia

Do presidente do Sampaio, José Alberto: “Agora ficou ainda mais difícil. Os clubes precisam de mais dinheiro para montar o time e pagar os árbitros no Campeonato Brasileiro”.

Arbitragem

Aliás, a arbitragem é um dos pontos mais fracos do Campeonato Brasileiro, principalmente da Série C. A Confederação Brasileira de Futebol precisa ter a mesma atenção com a abbitragem nas três divisões. Nas Séries “A” e “B”, por exemplo, o trio de arbitragem é todo neutro. Na Série C, o árbitro é neutro, mas os auxiliares são locais. Com tudo isso, o que tenho visto são os clubes visitantes reclamando que são sempre “roubados”.

Nova denúncia

Depois da denúncia feita pelo colaborador da Tuna Luso, Paulo Sales contra o árbitro de Roraima, Françuar Fernandes que teria pedido propina de R$ 12 mil para ajudar o time paraense contra o Rio Branco-AC, agora é a vez do técnico do Sampaio, Luís Carlos Wink. Ele teria recebido uma ligação do árbitro amazonense Celso Mota Rezende pedindo R$ 3 mil para dar uma mãozinha ao Sampaio contra o Rio Branco-AC. Cabe agora a CBF apurar essas denúncias. Tomara que os denunciantes consigam comprovar o que estão afirmando.

Reclamação

Bahia-BA, ABC-RN e o Rio Branco-AC são equipes que mantém 100 por cento de aproveitamento dentro de casa. Não sei se os adversários de Bahia e ABC reclamaram das arbitragens, mas a gritaria de quem vem do Acre é cada vez maior. O Rio Branco não vem dando mole aos adversários. Quem passou pela Arena da Floresta voltou soltando os cachorros por causa das arbitragens.

Reforços

A diretoria do Imperatriz deve anunciar nesta terça-feira, os nomes dos quatro jogadores que deverão ser contratados para o restante do Campeonato Brasileiro. na lista estaria o nome do atacante veterano Maurílio (ex-Palmeiras, Juventude, Paraná, Ceará e Clube do Remo).

Lindoval

Enquanto os reforços não chegam, a segunda-feira foi um dia diferente na vida do “pezinho de ouro”, Lindoval. O atacante do Imperatriz virou herói depois que marcou o gol da virada contra a Tuna Luso, no último domingo. O Lindoval dividiu com amigos e torcedores a alegria de classificar o Cavalo de Aço para a 3ª fase do Campeonato Brasileiro Série C.

Estadual

Apenas o Imperatriz aproveitará a data de quarta-feira para jogar pelo Campeonato Maranhense. A partida será contra o Chapadinha, às 20h30, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia e funcionará como um excelente jogo treino para a estréia do Cavalo de Aço na 3ª fase do Campeonato Brasileiro. O Sampaio só deve jogar no próximo domingo.

Greve

Os jogadores do Moto continuam sem participar do treinamento por causa do atraso no pagamento dos salários. Com três meses de salários atrasados, a diretoria não sabe o que fazer. Todos os jogadores contratados em outros estados já retornaram para suas cidades. Se o Moto ainda disputar o Campeonato Maranhense será com uma equipe totalmente prata de casa.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS