Por Zeca Soares • segunda-feira, 30 de abril de 2007
A primeira partida decisiva da Taça Cidade de São Luís entre Imperatriz e Sampaio foi bastante equilibrada e o resultado de 0 a 0 acabou sendo justos. os responsáveis pelo equilíbrio foram os goleiros Rodrigo Ramos (Imperatriz) e Delmir (Sampaio).
O goleiro Delmir fez duas grandes defesas no 1º tempo e evitou o gol do Cavalo de Aço. Na primeira, Delmir mostrou porque é candidato ao título de goleiro do ano. Ele operou um milagre após um chute de Lindoval da entrada da pequena área. A segunda grande defesa foi em um chute forte de fora da área de Cristiano. Do outro lado, Rodrigo Ramos cresceu na frente de Dilton e conseguiu defender o chute do atacante Tricolor ainda no 1º tempo.
Com o resultado, o Sampaio continua precisando de um simples empate na segunda partida marcada para a próxima segunda-feira (8). O Imperatriz terá que vencer se quiser conquistar o título inédito.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • domingo, 29 de abril de 2007
Zagueiro Leonardo e o lateral-direito Flávio Viana conversam após a partida
Imperatriz e Sampaio empataram de 0 a 0, na primeira partida decisiva da Taça Cidade de São Luís, esta noite (28) no Estádio Frei Epifânio D’Abadia. Com este resultado, o Sampaio precisa apenas de um simples empate na partida de volta na capital para ser o campeão da competição.
O jogo foi bem disputado, com boas oportunidades de gol para os dois lados, entretanto, todos os ataques pararam nas mãos dos goleiros Delmir e Rodrigo Ramos, que praticaram importantes defesas. Mais uma vez, o destaque do elenco tricolor foi Raí, que criou as principais jogadas, atormentando a defesa do Imperatriz.
No 1º tempo, o atacante Lindoval perdeu pelo menos três grandes oportunidades de abrir o placar para o Cavalo de Aço. Do lado Tricolor, Dilton teve a chance de ampliar a vantagem por duas vezes. na primeira, Rodrigo Ramos salvou e na segunda o atacante do Sampaio chutou a bola no poste direito. Nos acréscimos, o Imperatriz quase marcou. Luís Marques entrou livre pela direita e chutou por cima do gol de Delmir.
A partida de volta vai ser disputada na segunda-feira (07/05), às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • sábado, 28 de abril de 2007
A primeira partida decisiva da Taça Cidade de São Luís entre Imperatriz e Sampaio acontece hoje à noite, às 19h30, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia. Cheguei a Imperatriz na manhã de quinta-feira para acompanhar esta decisão e na cidade não se fala de outra coisa.
A apaixonada torcida cavalina amanheceu vestida de vermelho e branco, as cores que deverão tomar conta do estádio logo mais. O respeito ao adversário é grande, mas a vontade e determinação de vitória são maiores e por isso acredito que teremos uma das melhores partidas da competição.
O técnico do Sampaio Luís Carlos Wink já disse que o Imperatriz é o favorito pelo fato de jogar em casa, mas o fato de ter sido eliminado do 2º turno e de ter ficado parado alguns dias pode sim atrapalhar o Cavalo de Aço.
O Sampaio está confiante em um bom resultado. O time que joga esta decisão por dois resultados iguais não perde a 14 jogos. Wink está invicto no comando do Tubarão.
O Imperatriz sabe que em casa precisa fazer o resultado, mas não há necessidade nenhuma de desespero. Esse confronto é um confronto em 180 minutos. Hoje serão jogados apenas os primeiros 90 minutos. Mesmo um empate em casa não poderá ser considerado um resultado desastroso numa decisão.
O Cavalo já mostrou que pode chegar em São Luís e fazer a festa mais uma vez. Por isso, o técnico Hugo Sales quer ver a equipe sufocando o adversário, mas não quer nenhum desespero.
O árbitro da partida será Robson Martins que é um dos melhores da atualidade e a escolha é uma outra boa garantia para este início de decisão.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • sexta-feira, 27 de abril de 2007
É impressionante como a cidade de Imperatriz está respirando a decisão da Taça Cidade de São Luís. Cheguei ontem aqui e não se fala em outra coisa. Os imperatrizenses não vêem a hora do jogo. Eles estão bastante ansiosos. O próprio goleiro Rodrigo Ramos, o maior ídolo do Cavalo de Aço admitiu isso em entrevistas à imprensa
Acompanhei o treinamento do Imperatriz ontem à tarde no Estádio Frei Epifânio e vi de perto o quanto a torcida daqui gosta de futebol e ama o Cavalo de Aço. Eles sabem que a decisão não será fácil. Sabem também que o Sampaio tem a vantagem e procurará administrá-la nesta decisão.
Por isso, os jogadores do Imperatriz apostam tudo na força da sua torcida que aqui jogam com o time. Foram colocados à venda 10 mil ingressos que deverão ser esgotados nas próximas horas.
Maranhão do Sul
Recebi um convite ontem à tarde do Nilson, da Ámpere para conhecer o Centro de Treinamento do Sport Club Maranhão do Sul. Confesso que estrutura igual só tinha visto antes no Serrinha quando visitei as instalações do Goiás Esporte Clube, em Goiânia-GO.
Não tenho a menor dúvida de dizer que visitei o maior Centro de Treinamentos nessa região norte da qual fazemos parte segundo a geografia da Confederação Brasileira de Futebol.
São três campos maravilhosos em dimensões oficiais, alojamento, refeitório, vestiários completos, campo societe,quadra de futebol de areia, enfim uma estrutura jamais vista na região.
De saída, o dirigente do Maranhão do Sul disse que pretende trabalhar com a revelação de atletas para o futebol brasileiro, mas logo estaremos vendo esta equipe brilhando também no cenário, afinal estrutura é o que não falta.
E mais, me disse o Nilson que o Sport Club Maranhão do Sul já nasce como um clube empresa. Diria a todos que vierem a Imperatriz que procurem conhecer o CT do clube e ver que ainda existem bons exemplos a serem seguidos em nosso futebol.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • terça-feira, 24 de abril de 2007
Não tem o que se discutir. Mais do que mostram os números, o bom futebol do time comandado pelo técnico Luís Carlos Wink conquistou o 2º turno e a vaga para o Campeonato Brasileiro Série C com a vitória por 1 a 0 contra o Bacabal. O Sampaio de Wink está invicto e não sabe o que é derrota para o Cavalo de Aço na temporada. Foram duas vitórias por 2 a 1, uma em São Luís e outra em Imperatriz. Agora, o Sampaio parte para a decisão contra o Imperatriz numa melhor de dois jogos e com a vantagem de dois resultados iguais. A diretoria Tricolor já avisou que quer o titulo da Taça Cidade de São Luís. Ele será a garantia de todas as despesas pagas pela Confederação Brasileira de Futebol durante o Campeonato Brasileiro Série C.
Quem plantou a semente?
Que o time do Sampaio tem a cara de Luís Carlos Wink isso é a mais pura verdade, mas neste momento de conquista do Sampaio não custa nada lembrar o nome de Vinícius Saldanha que começou o trabalho na temporada e foi buscar lateral-esquerdo Raí, um dos destaques do atual time Tricolor. Outro que está aí desde o começo é o preparador físco, Izone Carvalho.
Coragem e conquista
Aprendi a admirar o trabalho do Geografia no Sampaio, apesar dos erros que acontecem aqui e ali. Acho normal, afinal quem não erra? Fiquei feliz ao ver os torcedores gritarem o seu nome na festa pela conquista do 2º turno da Taça Cidade de São Luís e da vaga para o Campeonato Brasileiro Série C. “Ê, ô, ê, ô, Geografia é um terror”. Ele que quase sempre é criticado pelos torcedores deu a volta por cima e levou mais essa. Foi a conquista da coragem de Geografia, Edivaldo, Adaílton, Filadelfo e muitos outros tricolores.
Triste final
O valente time do Bacabal valorizou a conquista do Sampaio, mas a nota triste foi o comportamento da torcida do Leão que esteve em grande número no Estádio Nhozinho Santos. Eles não paravam de jogar latas de refrigerantes e garafas d’água na direção dos jogadores e comissão técnica do Sampaio e por pouco não provocaram um incidente mais grave com a reação dos torcedores do Sampaio que só queriam mesmo comemorar o título.
Cavalo de olho
O técnico do Cavalo de Aço, Hugo Sales esteve ontem em São Luís acompanhando a partida decisiva entre Sampaio e Bacabal. Para ele, o melhor seria enfrentar o Bacabal pois neste caso jogaria com vantagem, mas lembrou que no 1º turno o Moto tinha a vantagem e que o Imperatriz acabou vencendo os dois jogos. Sales disse que o Sampaio é um adversário mais técnico e que tem um bom toque de bola. O treinador do Imperatriz disse que a torcida terá um papel fundamental neste primeiro jogo entre Imperatriz e Sampaio que acontece no próximo sábado, às 19h30, no Frei Epifânio D’Abadia.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • sexta-feira, 20 de abril de 2007
Se a torcida do Sampaio repetir o que fez ontem os torcedores do Bacabal, o Estádio Nhozinho Santos deverá receber um grande público no domingo para a decisão do 2º turno da Taça Cidade de São Luís entre Sampaio e Bacabal. O Correão esteve completamente lotado como nos grandes momentos do BEC. Este teria sido o maior público da Taça Cidade até agora.
Em campo, Bacabal e Sampaio brindaram o grande público com um grande espetáculo. O empate de 2 a 2 é apenas uma pequena demonstração do que vai acontecer no próximo domingo. O duelo entre os técnicos Luís Carlos Wink e Meinha esquentou ainda mais a decisão.
O empate registrado ontem, deixou o Sampaio a um pontinho do título e da conquista da segunda vaga maranhense no Campeonato Brasileiro Série C. Ao Leão, só a vitória interessa. A decisão entre Sampaio e Bacabal acontece neste domingo, às 17h.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de abril de 2007
No mês de maio o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira deverá continuar a visita das 18 cidades pré-candidatas para sediarem jogos da Copa do Mundo de 2014, caso o maior evento do futebol mundial seja realizado no Brasil. Depois de passar pelas Regiões Nordeste, Sul e Sudeste, Ricardo Teixeira deverá vir a Região Norte, onde visitará quatro estádios de futebol. Estão na lista de visitas da Confederação Brasileira de Futebol, o Estádio Mangueirão do Pará, o Estádio Vivaldão do Amazonas, o Estádio Arena da Floresta do Acre e o Estádio Castelão do Maranhão.
Apesar de geograficamente pertencer a Região Nordeste, para o mapa traçado pela CBF, Maranhão e Piauí estão inseridos na Região Norte do Brasil. A idéia do presidente Ricardo Teixeira é selecionar dez ou doze cidades para a Copa de 2014. A CBF deverá confirmar as 18 cidades pré-candidatas até 31 de julho, prazo final para entregar a FIFA a garantia governamental e a documentação detalhada da candidatura brasileira para o mundial. No documento deve constar a relação oficial das possíveis sedes, que serão definidas somente quando o Brasil for oficializado pela FIFA como promotor da Copa do Mundo de 2014.
O Estádio do Castelão, que está interditado desde 2005, já está em reforma pelo Governo do Estado e deverá ser reaberto ainda este ano para jogos oficiais do Campeonato Maranhense. No entanto, para que a maior praça esportiva do Maranhão possa sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 serão necessárias algumas modificações em sua estrutura. A reforma do estádio Castelão está orçada em R$ 5 milhões, segundo o Secretário do Estado de Esportes, Mauro Bezerra. A verba está sendo viabilizada junto à bancada maranhense no Congresso.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de abril de 2007
A diretoria rubro-negra ainda não conseguiu definir o seu novo presidente, o que só deve acontecer mesmo na reunião marcada para 28 de abril, mas pelo que tenho acompanhado, o novo mandatário do Papão deverá ser o empresário Clóvis Dias.
Outros nomes estão sendo sondados. Na lista estariam os nomes de Canindé Barros, secretário municipal; João Alberto, ex-senador e o dos ex-presidentes Jandir Castro e José Raimundo Rodrigues, mas todos teriam argumentado falta de tempo para se dedicarem ao clube. No Moto, as coisas sempre acontecem assim. Primeiro os motenses mais antigos, depois os novos.
Dessa forma, cresce a possibilidade em torno do nome de Clóvis Dias que já estaria disposto a assumir a presidência desde o início do ano quando foi escolhido Carlos Henrique Paixão.
Enquanto a definição não acontece tenho ouvido alguns “motenses” admitirem a possibilidade da equipe ficar fora do Campeonato Maranhense. Vou pagar para ver isso acontecer. Os torcedores rubro-negros não aceitariam essa decisão de forma alguma. Lembro, certa vez, que a diretoria do Moto decidiu desistir de participar do Campeonato Brasileiro Série C para investir na estrutura do clube. A decisão acertada da diretoria provocou uma chiadeira geral.
Agora, o momento é outro. A estrutura do Moto é bastante diferente daquela época e o clube possui uma base de atletas com futuro bastante promissor. O que continua faltando mesmo é coragem aos dirigentes rubro-negros.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de abril de 2007
Começa hoje a decisão do 2º turno da Taça Cidade de São Luís. O campeão garante vaga no Campeonato Brasileiro Série C ao lado do Imperatriz (campeão do 1º turno) e ainda estará confirmado na decisão da Taça. De um lado, está o Sampaio acostumado a decisões e grandes conquistas. Do outro, o Bacabal que volta a ser destaque no futebol maranhense. o BEC foi o primeiro time do interior a conquistar um título de campeão estadual.
Os números dão ao Sampaio a vantagem neste início de decisão de 180 minutos. O Tricolor tem a melhor campanha e por isso joga por dois resultados iguais e ainda fará a segunda partida em São Luís, e caso venha a conquistar o 2º turno, também levará vantagem contra o Imperatriz.
O técnico Luís Carlos Wink não quer ouvir falar em favoritismo. Apesar da situação confortável nesta decisão, o Sampaio garante que vai a Bacabal para jogar futebol e não apenas para administrar a vantagem. Foi o que aconteceu na semifinal. O Sampaio enfrentou o Chapadinha no Lucídio Frazão e venceu de 1 a 0, depois na Capital fez 3 a 1.
No Bacabal, o experiente técnico Meinha está usando a vantagem do adversário como fator de motivação. “O Sampaio já está pensando no Imperatriz, então eles já eliminaram o Bacabal?”. Esse é o tom do discurso de Meinha.
De fato, não podemos desconsiderar a vantagem do Sampaio, mas também não podemos afirmar que tudo já está definido. Estamos falando de uma decisão e em decisão é melhor esperar para ver o que vai acontecer.
O Bacabal vai tentar fazer a lição de casa. O Leão terá que vencer hoje à noite, no Correão e inverter a vantagem Tricolor. Depois é administrar a vantagem na segunda partida marcada para domingo, às 17h, no Estádio Nhozinho Santos. A estratégia do Sampaio será outra. O Tubarão vai tentar segurar o Leão no Correão e depois decidir a parada em casa.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • terça-feira, 17 de abril de 2007
Para o Sampaio dois empates bastam. Para o Bacabal um empate e uma vitória colocará o Leão do Mearim na condição de representante maranhense no Campeonato Brasileiro Série C. Vejam que importância ganhou a Taça Cidade de São Luís que abriga dos clubes não é simplesmente pela conquista de um título, mas sim pela tão sonhada vaga na terceirona.
O Sampaio garantiu a sua classificação no domingo após vencer o Chapadinha por 3 a 1. No primeiro jogo, o Tricolor havia vencido por 1 a 0. O outro finalista é o Bacabal que ontem bateu o Comerciário por 3 a 1 e na semana passada havia massacrado o adversário por 7 a 1.
O time Tricolor tem a melhor campanha e por isso joga por dois resultados iguais. Essa é sem dúvida uma grande vantagem. O técnico do BEC, Meinha logo após a partida com o Comerciário iniciou o tom da decisão e já disse que o adversário é favorito, mas garantiu que ‘em casa o Leão tem que rugir’.
Nos dois confrontos entre Sampaio e Bacabal nesta temporada não houve vencedor. A decisão começa nesta quinta-feira, às 20h30, no Estádio Correão. O jogo de volta acontece no domingo, às 17h, no Estádio Nhozinho Santos.
Categoria Sem categoria