Por Zeca Soares • quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
Substituto de Raul Menezes
A diretoria do Moto ainda não sabe quem será o substituto do diretor de futebol, Raul Menezes que morreu após sofrer um ataque cardíaco fulminante na segunda-feira, durante a partida com o Sampaio, em pleno Estádio Nhozinho Santos.
O presidente Carlos Henrique Paixão convocará toda diretoria para uma reunião nos próximos dias. No início do ano passado, Raul Menezes trabalhou no time do Santa Quitéria. Durante este período, o atual supervisor José Rui Abreu Aires ocupou o cargo de diretor de futebol.
De quem é a esponsabilidade?
A morte do diretor de futebol do Moto, Raul Menezes abriu uma grande discussão na cidade. A lei determina que é obrigatória a presença do desfibrilador portátil nos estádios de futebol e não havia este equipamento no Nhozinho Santos, na trágica noite de segunda-feira. O estádio não possui ambulatório. A ambulância do SAMU estava lá sim, mas infelizmente não estava equipada. Até onde sei, a competição é da Federação Maranhense de Futebol, mas até agora ninguém falou nada sobre o assunto. Os dirigentes da FMF apenas lamentaram o ocorrido.
Conquista e homenagem
Durante o velório e até no enterro de Raul Menezes, os jogadores do Moto não falavam em outra coisa. Eles fizeram um pacto e garantiram que vão conquistar uma das vagas para o Campeonato Brasileiro Série C e o título da Taça Cidade de São Luís como forma de homenagear o ‘paizão’, Raul Menezes como era carinhosamente chamado por todos.
Datas definidas
A Federação Maranhense de Futebol confirmou a data da nova partida entre Sampaio e Moto. Será na segunda-feira (5 de março) e será realizada com portões abertos. A segunda partida acontecerá na quinta-feira (8 de março). O jogo do Chapadinha com o Imperatriz foi transferido para domingo, às 16h, no Estádio Lucídio Frazão.
Estréias no clássico
O clássico de segunda-feira entre Sampaio e Moto poderá marcar a estréia de vários jogadores. No Tricolor, o atacante Juninho Laguna deverá ser regularizado. O meia Cássio é outro que poderá iniciar a partida. O torcedor do sampaio poderá conhecer um pouco melhor o goleiro Delmir, o lateral Válber e o meia André Alves. No rubro-negro, Édson Mendes, Fred e Gilson são as opções de Arlindo Azevedo.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007
Futebol maranhense perde Raul Menezes
Tudo levava a crer que seria mais uma grande noite de Moto e Sampaio, mas a partida válida pela semifinal do 1º turno da Taça Cidade de São Luís foi interrompida aos 44 minutos do 1º tempo quando o diretor de futebol do Moto, Raul Menezes sofreu um ataque cardíaco fulminante e morreu.
Aos 52 anos, Raul Menezes era um dos mais apaixonados torcedores do Moto. Não seria nenhum exagero afirmar que Raul Menezes vivia 24 horas para o Moto. Torcedor nenhum vai esquecer as suas descidas em passadas largas em direção ao vestiário quando o time não ia bem. Muitas vezes, Raul conseguiu virar o jogo.
Lembro-me de uma das conquistas do Moto com Raul. O time perdia por 4 a 0 para o Sampaio. Isso apenas no 1º tempo. Raul não perdia a esperança. “Vamos voltar para o 2º tempo e buscar o resultado”. O Moto voltou e ainda fez dois gols e a partida terminou 4 a 2. No segundo jogo, o Moto fez 3 a 0 e sagrou-se campeão maranhense. Essa era a marca do Raul.
Uma de suas últimas entrevistas é também uma das mais polêmicas. Raul convocou os torcedores a se vestirem de “palhaços” ou “bobo da corte”. Era o desabafo após o julgamento na Comissão Disciplinar da FMF que segundo Raul teria beneficiado o seu maior rival. “Eu quero saber é o que falta a gente ver aqui no futebol do Maranhão”, disse
Hoje pela manhã cheguei a conversar com o Raul sobre o clássico com o Sampaio. Homem de poucas palavras, Raul disse: “Vamos lá, vamos buscar a vitória como sempre”.
Raul não viu a vitória rubro-negra, mas vai deixar muita saudade e será sempre lembrado como um dos grandes nomes do futebol maranhense de todos os tempos.
Que o Raul descanse em Paz.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Moto perde e também está eliminado
Nem bem a Copa do Brasil começou e já estamos fora da competição. Tem sido assim nos últimos anos. Na semana passada, o Sampaio perdeu para o Fortaleza de 3 a 1, no Nhozinho Santos e deu adeus à competição logo no primeiro jogo. Ontem, o Moto não fez por menos e seguiu o caminho do seu maior rival. O time rubro-negro foi derrotado pelo Goiás por 3 a 1 e também está desclassificado da Copa do Brasil.
Não considero nenhuma surpresa a eliminação dos nossos dois representantes logo na primeira partida. Surpresa seria seguir em frente. E não era tão difícil assim, afinal Fortaleza e Goiás não são nenhum bicho de 7 cabeças.
O que mais me deixa preocupado é a forma passiva como dirigentes, comissão técnica e jogadores de Moto e Sampaio encaram a desclassificação. “Jogamos contra uma equipe da 1ª divisão ou enfrentamos um adversário que acabou de disputar a Série A” – justificam.
Isso prova que o nosso futebol está mesmo sem objetivo. E onde vamos parar se não temos condição de engrossar o jogo contra uma equipe da 1ª ou 2ª divisão como fez o Pirambu-SE, Fast-AM, Adesg-AC ou mesmo o Ulbra-RO? Fora das grandes competições nacionais, o nosso futebol segue rumo a um abismo que parece estar bem mais perto do que imaginamos. Se é que já não estamos lá embaixo.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
Moto estréia na Copa do Brasil
O time rubro-negro estréia hoje na Copa do Brasil. O adversário será o difícil time do Goiás, de Petkovic e do técnico Geninho. O Moto levou a partida com muita seriedade e não quer repetir o “papelão” do Sampaio que foi logo eliminado pelo Fortaleza.
Os jogadores do Moto sabem que segurar o Goiás, mesmo em São Luís não será nada fácil. O verdão vem de excelente campanha no Brasileirão da Série A e está dando total prioridade à Copa do Brasil.
O Moto cumpre campanha que pode ser considerada apenas regular na Taça Cidade de São Luís. Na última partida venceu o Sampaio de 2 a 0 e isso foi o suficiente para a torcida acreditar no time. Mas para o jogo de hoje, o torcedor não terá acesso ao Nhozinho Santos.
O Moto foi punido pelo STJD da CBF e terá que cumprir a punição da perda do mando de campo em um jogo. E isso provocará um grande prejuízo financeiro ao rubro-negro.
O torcedor ficará ligado na transmissão da Rádio Mirante AM que acompanhará todos os detalhes de Moto e Goiás. Para isso basta sintonizar AM 600 ou acessar o site miranteam.com. A partida começa às 20h45 (horário local).
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • terça-feira, 20 de fevereiro de 2007
Garotos poderão fazer a diferença

O técnico do Moto, Arlindo Azevedo aposta na boa fase dos garotos Misael e Douglas para a partida contra o Goiás, nesta quarta-feira, às 20h45, no Estádio Nhozinho Santos. Dos 16 gols marcados pelo Moto na atual temporada, a dupla fez 12. Douglas (esquerda) é o artilheiro da Taça Cidade de São Luís com 12 gols. O rápido e habilidoso Misae (direita)l fez quatro gols. A dupla marcou os gols na vitória de 2 a 0 contra o Sampaio.
Os números mostram que a dupla vem fazendo a diferença na Taça Cidade e poderão ajudar o Moto a surpreender o time goiano. Lembro que em 1999, contra o mesmo Goiás, o garoto Kleber estourava e marcava três gols. Pouco depois da participação na Copa do Brasil, Kleber era negociado com o Atlético-PR e depois com o futebol mexicano onde permanece até hoje.
Independentemente da atuação de Misael e Douglas na partida contra o Goiás, o torcedor rubro-negro ainda vai ter muita alegria pela frente! Boa sorte garotos!
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007
Todos vão pagar por causa de um só

O gesto de um “torcedor rubro-negro não identificado” e que ninguém entende até hoje vai obrigar o Moto a jogar com o Goiás de portões fechados. É que na Copa do Brasil do ano passado, o Moto perdia por 3 a 0 para o Atlético-PR e um torcedor jogou um objeto dentro de campo. Ninguém foi atingido, mas o árbitro da partida anotou na súmula.
Resultado: o Moto foi a julgamento no STJD e foi punido com a perda do mando de campo em um jogo e terá que cumprir nesta partida. Apenas terão acesso ao Estádio Nhozinho Santos quem vai trabalhar na partida.
Fui buscar nos arquivos de fotos, as imagens da torcida rubro-negra. Uma das fotos mostra o público de Moto e Atlético-PR e a outra o Castelão completamente lotado para Moto e Vasco da Gama, os dois jogos pela Copa do Brasil.
Se não fosse o ato impensado do torcedor rubro-negro teríamos a mesma imagem na próxima quarta-feira. Enfim, fica a lição: todos vão pagar por causa de um só!
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • domingo, 18 de fevereiro de 2007
Goiás é favorito contra o Moto

Ninguém tem dúvida sobre o favoritismo do Goiás na partida contra o Moto Club, na próxima quarta-feira (21), pela Copa do Brasil. A equipe goiana é destaque nas última edições do Campeonato Brasileiro Série A e faz boa campanha no Campeonato Goiano 2007.
O time comandado pelo técnico Geninho deixou de lado o Estadual e lançou um time misto na partida contra o Itumbiara. Para ele, a prioridade é a Copa do Brasil e por isso, quando desembarcar amanhã em São Luís, o time terá todos os seus titulares, incluive o sérvio Petkovic. A competição é o caminho mais curto para chegar à Libertadores.
O elenco do Goiás é forte. Tem o sérvio Petkovic que fará a sua estréia exatamente contra o Moto, o excelente goleiro Harlei, o sempre regular Romerito e mais: Danilo Portugal, Fabiano Oliveira, Fábio Bahia, além do goleador rápido e habilidoso Wellington.
É por tudo isso que na minha opinião o time Esmeraldinho é franco favorito, mas o time maranhense que está levando a partida com muita seriedade acredita que pode surpreender o Goiás mais uma vez como aconteceu em 1999 quando o Moto venceu por 3 a 2, em São Luís.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • sábado, 17 de fevereiro de 2007
Moto cede campo para treino do Goiás
A diretoria do Goiás pediu e o Moto vai ceder as suas instalações para um treinamento do time goiano na segunda-feira à tarde, no CT do Paranã. Lembro que em 1997, o mesmo Goiás cedeu um de seus campos na Serrinha para o mesmo Moto Club realizar um treinamento antes de uma partida contra o Atlético-GO. O Goiás chega a São Luís na segunda-feira, às 12h30 e treina na Toca do Papão, às 16h. Futebol se faz é assim.
Recordar é viver
Moto e Goiás já se enfrentaram pela Copa do Brasil em 1999. Na primeira partida em São Luís, o Moto venceu por 3 a 2. Com três gols do atacante Kleber (hoje no futebol Mexicano) o Moto saiu vencendo de 3 a 0, mas no finalzinho da partida levou dois gols. No jogo de volta, no Serra Dourada, o Goiás não encontrou dificuldade e fez 4 a 0.
Papão vai treinar durante o Carnaval
O técnico Arlindo Azevedo não quer saber de moleza durante o Carnaval. O time vai treinar no sábado, domingo, segunda e terça-feira. Na quarta-feira, às 20h45, o Moto terá o difícil compromisso com o Goiás, no Estádio Nhozinho Santos pela Copa do Brasil.
Pet confirmado no Goiás
O jogador sérvio Petkovic está confirmado no time do Goiás para o jogo com o Moto pela Copa do Brasil. O ex-jogador do Flamengo, Vasco e Fluminense será a principal novidade no verdão de Goiânia. Pena que o torcedor não poderá conferir ao vivo as grandes jogadas do Pet. A partida será realizada com portões fechados.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
Você planta aquilo que colhe

Como nos últimos anos, a participação do Sampaio na Copa do Brasil foi bem rápida. Durou apenas um jogo. O Fortaleza já vencia por 3 a 1, aos 29 minutos do 1º tempo. Resultado que o time cearense administrou durante todo o 2º tempo até o Sampaio tombar mais uma vez.
No futebol como em tudo na vida “você planta aquilo que colhe”. E o Sampaio colheu mais uma derrota, derrota que sempre começa fora de campo com os inúmeros problemas que não convém nem relacionar.
Falta dinheiro, patrocínio, organização, mas sobretudo falta credibilidade em todos os segmentos que fazem o futebol no Maranhão. Esse é o raio “x” de um futebol que não precisa de médico para dizer que o paciente está morrendo.
Não será a derrota para o Fortaleza que vai afastar os torcedores do estádio. Eles já não comparecem aos jogos e não é de hoje. Agora começamos estamos perdendo aqueles que habitualmente chamamos de “testemunhas”. Eles também não aguentam mais. Sinceramente basta chegamos ao fundo do poço.
Categoria Sem categoria
Por Zeca Soares • quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Declaração de Frasson serve de motivação ao Sampaio
A participação dos times maranhenses na Copa do Brasil começa hoje. O Sampaio recebe o Fortaleza, às 20h45, no Estádio Nhozinho Santos. O outro representante, o Moto Club só vai estrear na próxima semana, dia 21, também em São Luís contra o Goiás.
Mas vamos direto ao que interessa que é o jogo de hoje entre Sampaio e Fortaleza. As declarações do técnico do time cearense não foram bem recebidas pela torcida, comissão técnica e jogadores do Sampaio.
Daniel Frasson disse que vai aproveitar a partida para dar ritmo a alguns jogadores que não estão tendo oportunidade no Campéonato Cearense e que por isso irá poupar vários titulares. E a promessa foi cumprida. Jean, Léo e Clainton permaneceram em Fortaleza e o atacante Rinaldo vai ficar apenas como opção no banco de reservas.
Ao desembarcar ontem à noite em São Luís, Frasson mudou o tom do discurso e disse que espera encontrar muita dificuldade contra o Sampaio, no Estádio Nhozinho Santos.
No Sampaio, o técnico Agnaldo Liz evitou comentar a declaração do treinador do Fortaleza, mas admitiu que o adversário é franco favorito. Soube ainda que a declaração de Frasson está sendo usada como fator de motivação no Tubarão. Alguns jogadores disseram que a resposta ao técnico do Fortaleza virá em campo hoje à noite.
Categoria Sem categoria