INTERNET

0comentário

Países emergentes pedem que se mude a forma de controlar a Internet

A possibilidade de levar o controle da Internet para uma entidade mundial minimamente isenta e tirar o controle da norte-americana Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) foi descartada pela ONU. Segundo especialistas, o governo norte-americano tem controle demais sobre a Icaan e sobre a Internet, por conseqüência.

Países como o Irã, Brasil, Índia, China e outros emergentes pedem que a forma de governar a Internet seja democratizada e não fique nas mãos de uma nação específica. A Icann administra atualmente o sistema de endereços e nomes de domínio da Internet. A agência se apresenta “isenta de fins lucrativos”.

Além disso, ela se reporta apenas ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que em setembro passado anunciou que manteria poder de supervisão sobre a empresa por mais três anos.

O novo secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, anunciou que sua agência – ligada à ONU – não tem intenção de passar a administrar a rede e acredita que a criação de um novo fórum geraria controvérsias.

Ele confirma que “as questões levantadas pelo Brasil precisam ser analisadas, talvez por um acordo internacional. Mas não acredita que a UIT seria o local para isso ser tratado”. Ele acredita que sua organização nem mesmo teria os recursos necessários para governar a Internet. A agência tem 191 países membros e 640 membros vinculados ao setor privado.

Fonte: Coletiva.net

sem comentário »

JORNALISMO

0comentário

Concurso da ONU premia textos jornalísticos

A ONU vai premiar jornalistas da América Latina e do Caribe que escreverem matérias sobre assuntos relevantes relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Pobreza, fome, educação, desigualdades de gênero, mortalidade infantil, saúde materna, combate a Aids e outras doenças são os principais temas envolvidos nos ODM. Ao todo serão distribuídos US$ 8,5 mil em prêmios.

A inscrição para o prêmio deve ser encaminhada até o dia 15 de julho por e-mail ou correio. Poderão participar crônicas, entrevistas e reportagens produzidas em português, espanhol, inglês ou francês, que tenham sido publicadas em algum meio impresso da América Latina ou do Caribe entre 1º de outubro de 2006 e 30 de junho de 2007.

Serão escolhidos os melhores trabalhos que abordaram as causas e soluções para os problemas apontados pelos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, que são uma série de metas socioeconômicas que deverão ser cumpridas pelos países que compõem a ONU até 2015. O resultado do prêmio será anunciado até 1º de outubro de 2007.

Fonte: Coletiva.net

sem comentário »

VIAGEM

0comentário

Estou de volta após as férias

Após as minhas férias estou voltando hoje. Estive no Ceará e conheci um lugar muito legal chamado Camocim. Também passei por Fortaleza. Durante o meu retorno a São Luís, constatei o quanto a recuperação da MA que liga o Maranhão ao Piauí (após a ponte do Rio Jandira até São Bernardo) pode favorecer o crescimento do turismo no Maranhão. Vou ficar na torcida para que isso aconteça o quanto antes.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS