O favorito é… Sampaio ou Moto?
?
Vocês já perceberam que o discurso dos treinadores e dirigentes dos times de futebol é sempre o mesmo? Principalmente quando estamos diante de uma decisão e os adversários são rivais.
Vejam o que está acontecendo agora na decisão do Campeonato Maranhense. De um lado o técnico Gilson Kleina (Sampaio) e do outro Arlindo Azevedo (Moto). Se você trocar o uniforme vai perceber que a estratégia até aqui é rigorosamente igual. O favorito é o Moto. Não o favorito é o Sampaio. E nenhum dos dois finalistas quer o título de favorito, afinal o que vale mesmo é o título de campeão.
Nos últimos anos esta linguagem tornou-se padrão no futebol. Sempre é atribuído ao adversário um certo “favoritismo” antes dos jogos. Ninguém quer demonstrar certa vantagem, mesmo quando os números provam o contrário. Esconder o jogo e ressaltar as qualidades do adversário e esconder as suas faz parte do ritual levado para dentro das quatro linhas.
O técnico Gilson Kleina diz que o favorito é o Moto. Segundo ele, o elenco do Sampaio é reduzido, perdemos quatro titulares que receberam o terceiro cartão amarelo e o nosso time vem de uma maratona de jogos, enquanto o adversário está apenas treinando e descansando nos últimos 20 dias.
O técnico Arlindo Azevedo aponta o Sampaio como destacado favorito. E não era para menos. O rival tem a melhor campanha, melhor ataque, melhor defesa, o artilheiro do campeonato e joga por três resultados iguais. Quer mais vantagem do que isso?
Nessa hora é melhor ignorar os números. Para muita gente uma vantagem muito grande só serve para atrapalhar. E de fato isso é verdade. Futebol começa 0 a 0 mesmo.
Nesta quarta-feira (13) quando a bola rolar, vamos saber quem está escondendo o jogo. E aí, quem sabe já no próximo domingo vamos saber quem de fato ficou o o título de campeão maranhense em 2006.
Por enquanto, boa sorte aos astros da grande decisão e vamos lotar o estádio na festa de rubro-negros e tricolores.