É PRECISO MELHORAR O HORÁRIO ELEITORAL NO RÁDIO E TV

2comentários

Anotem aí: faltam apenas dois dias para o final do horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão. Os candidatos tiveram 40 dias para apresentar suas propostas aos eleitores. Foram 50 minutos pela manhã e tarde, no rádio e mais 50 minutos pela tarde e noite na TV. E eles ainda acharam pouco. Além dos programas, os partidos tiveram as inserções nos intervalos comerciais.

Ouvi alguns candidatos dizendo que o tempo foi pequeno e por isso não conseguiram mostrar o que pretendem fazer. Coisa de quem está atrás do nosso voto. Por outro lado, vi muita gente aproveitando o tempo que tinha e dando o seu recado direitinho. De fato, os candidatos reclamam do tempo porque este é utilizado para troca de acusações e denúncias. Poucos apresentam e debatem suas propostas com os eleitores. E haja repetição dos programas.

Durante a campanha, os programas gravados para a televisão acabam sendo utilizados pela maioria dos candidatos para a propaganda no rádio. E você é obrigado a ouvir coisas do tipo: “Eu quero o seu voto para… Vote…. O Meu número é… Conto com você”. Falam como se no rádio você estivesse vendo a pessoa. Imagina isso na TV? Sem imagem e somente com o som não dá.

Terminada a campanha, acho que os partidos, candidatos e o próprio TRE deveriam repensar o modelo atual de propaganda. Poderiam ouvir os profissionais de rádio e TV, por exemplo.

É por isso que defendo um estudo para que se possa melhorar o modelo atual. Caso contrário, o desinteresse pela propraganda eleitoral no rádio e na TV será cada vez maior. E você o que acha? Você gostou do que viu e ouviu este ano?

2 comentários »

DEBATES NA TELEVISÃO

1comentário

Hoje é dia de debate na televisão. A Mirante realiza o debate com todos os candidatos ao Governo do Maranhão, logo após a novela Páginas da Vida. Amanhã (27), acontece o debate com os candidatos a presidente da República, promovido pela TV Globo.

Nos últimos anos uma prática tem sido bastante comum nos debates: os candidatos se unirem para bater naquele que está na frente. E acho que não será diferente hoje e amanhã. A saída encontrada pelos que estão liderando as pesquisas é a de não participar de debates. E aí, o debate fica sem a mínima graça. É o que tenho visto em alguns debates em outras Redes de televisão com a ausência de Lula.

Acho os debates válidos, mas sinceramente a tática de todos contra um já está bastante desgastada. Também não gosto das regrinhas impostas. Elas são necessárias, mas deixam os candidatos bem amarrados e por isso o debate nunca esquenta.

De qualquer forma, os debates servem para os eleitores indecisos tirarem as últimas dúvidas nesta reta final de campanha. Vamos ficar atentos, portanto, hoje e amanhã.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS