Outra novidade da ciência nesse ínicio de ano. Um estudo realizado com ratos nos Estados Unidos, sugere que a ingestão de sacarina tipo de adoçante usado principalmente em refrigerantes dietéticos pode provocar aumento de peso maior que a ingestão de açúcar.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, o sabor doce causado pelo consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias. Se essas calorias não são ingeridas, eles afirmaram, o organismo fica desregulado e, como resultado, pede mais comida ou queima menos calorias, o que provocaria o aumento de peso.
O estudo, publicado na revista Behavioral Neuroscience, gerou reações da indústria alimentícia, para quem a pesquisa simplifica as causas da obesidade.
As experiências em laboratório indicam ainda que outros adoçantes artificiais, como aspartame e o acessulfame K ,que oferecem o gosto doce, podem ter o mesmo efeito da sacarina.
Por enquanto vamos ficar calmos. O trabalho foi em ratos e os resultados podem não ser verdadeiros quando testados em humanos. [email protected]