Mesmo poucas xícaras de chá verde por dia podem ajudar a prevenir doença cardíaca, segundo estudo da Escola Médica de Atenas, na Grécia. Os resultados dos testes indicaram que o consumo do chá melhora rapidamente o funcionamento das células que recobrem o interior dos vasos sangüíneos, melhorando o fluxo do sangue e o relaxamento das artérias, o que reduz a progressão principalmente da aterosclerose. No estudo, os especialistas deram, em momentos distintos, chá verde, cafeína diluída e água quente a 14 voluntários saudáveis. E, medindo a função das células endoteliais do sistema circulatório, eles observaram, em apenas 30 minutos, um efeito benéfico do consumo de chá verde. Segundo os autores, esse efeito poderia ser explicado pela grande quantidade de flavonóides no chá, compostos com efeitos antioxidantes. O autor que liderou o estudo foi o cardiologista Dr Charalambos Vlachopoulos.
O chá verde, é originário da China, mas agora é consumido em todo mundo, ele apresenta uma pequena oxidação durante o seu processamento. Os beneficios são semelhantes aos do chocolate e vinho tinto, que são atribuidos aos flavanoides e sua atividade anti-oxidante- diz o Dr Vlachopoulos.
Esse estudo foi publicado na revista European Journal of Cardiovascular Prevention e recebeu advertência do Dr Robert Enckel, professor da Universidade do Colorado,Denver. Dr Enckel foi presidente da Associação Americana de Cardiologia – ” um estudo não é suficiente para que passemos a indicar xicaras de chá verde, como redutor de eventos para o coração, o que podemos assumir é que associado a dieta saudável, as pessoas terão benefícios “. ” a Associação Americana de Cardiologia não indica a bebida , pois acredita ser necessários mais estudos”.