Das práticas mais comuns entre quem procura manter uma atividade física regular, a caminhada requer alguns cuidados para que não acarrete problemas físicos. Rodrigo Arbo, ortopedista e traumatologista, diz ser essencial ao praticante utilizar tênis com sistema de amortecimento. Dependendo do peso da pessoa, alguns calçados são mais adequados do que outros.
— Há tênis com amortecimento em toda a extensão, e estes são os mais apropriados para evitar lesões nos tornozelos e nos joelhos. Porém, é fundamental solicitar auxílio a um especialista no assunto e consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física — destaca Arbo.
Os riscos aumentam quando a caminhada é praticada em calçamento, onde a rigidez do solo exige mais do corpo. Outro desafio é evitar as irregularidades da calçada, propícias para entorses. Pisos como areia e terra oferecem menos impacto em relação à calçada, e as condições ficam ainda melhores quando a caminhada é feita em esteira.
— A tecnologia do sistema de amortecimento da esteira conta com uma zona emborrachada e amortecedores para reduzir o impacto das passadas — explica o médico.
Outro cuidado para evitar lesões é fazer um aquecimento antes de iniciar os exercícios, e isto não significa que tenha de ser alongamentos. Conforme Arbo, o alongamento é essencial após a caminhada.
— O risco de lesão por causa de um alongamento exagerado, feito antes da caminhada, é muito maior que depois da prática do exercício. Como o corpo está frio e com pouca flexibilidade, um movimento brusco pode ocasionar lesão. Porém, após os exercícios, o corpo já está aquecido, e as chances diminuem — explica.