Artistas médicos ainda se inspiram em trabalhos como os de Leonardo Da Vinci – que realizou estudos detalhados sobre o corpo humano há mais de 500 anos. No entanto, o trabalho de um ilustrador da medicina mudou muito com o avanço das tecnologias.
Alguns desses artistas contam à BBC Brasil como trabalham e o que mudou no campo da arte médica atual.
‘Uma simples ilustração pode levar de 2 a 3 horas para uma simples linha a até muitas horas ou semanas, no caso de um trabalho mais detalhado’, diz a artista Ann Holden, especializada em trabalhos em aquarela. ‘É preciso fazer pesquisas significativas antes de começar uma ilustração.’
O veterano Richard Neave começou a trabalhar como artista médico em Manchester, na Inglaterra, há mais de 50 anos. Ele afirma que, apesar das mudanças, a ilustração anatômica está retornando a seu antigo lugar de importância.
‘Os avanços na tecnologia e as mudanças nas atitudes em relação aos espécimes médicos e ao material nos últimos 50 anos foram tão profundas que restou muito pouco da profissão que eu conheci.’
‘No entanto, ainda há a necessidade de revitalizar alguns dos velhos talentos – com o declínio da dissecação humana, a dependência dos modelos médicos e anatômicos está voltando’, diz o artista.