Para saber mais sobre os medicamentos vendidos nas farmácias – bem como saber como descartá-los em casa . Confira as dúvidas mais comuns !
Qual a diferença entre remédio genérico e similar? Medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica, administrado pela mesma via e tem indicação idêntica ao medicamento de referência, passou por testes de bioequivalência, apresentando a mesma biodisponibilidade, o que assegura que o medicamento genérico é equivalente terapêutico do medicamento de referência, ou seja, que apresenta a mesma eficácia clínica e a mesma segurança. Existe visualmente uma diferença na embalagem. Apenas os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase “Medicamento genérico – Lei 9.787/99”.Os similares e demais medicamentos não possuem esta frase na embalagem. Os medicamentos similares apresentam o mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, mas não são bioequivalentes e não podem substituir os medicamentos de marca. Os similares também têm qualidade assegurada pelo Ministério da Saúde/Anvisa, mas não realizaram testes que garantam a mesma quantidade absorvida e velocidade de absorção dos medicamentos de referência.
Como descartar os remédios que sobram em casa? Em primeiro lugar, devemos comprar medicamentos apenas quando for realmente necessário e não interromper o tratamento por conta própria. Comprar a quantidade exata ou a mais próxima do tratamento prescrito. Antes de ir ao médico verificar os medicamentos que já possui em casa. Não utilizar medicamentos por conselho de parentes, vizinhos ou amigos. Para as sobras em casa, guardar em local separado, mas seguro, fora do alcance de crianças e animais. Calor e umidade afetam a qualidade e validade dos medicamentos, não guarde no banheiro ou na cozinha. Algumas recomendações básicas são aconselhadas, como não jogar na pia ou no vaso ou no lixo seco ou orgânico, não guardar medicamentos fora da embalagem original, aberto, sem tampa, e, claro, manter longe do alcance das crianças e dos animais.