1) Beba água
Às vezes, a falta de hidratação é entendida pelo nosso cérebro como fome. Ao tomar um copo de água, você hidratará seu corpo e desaparecerá a vontade de comer. Para deixá-la com um gostinho especial, experimente aromatizá-la. Veja a sugestão de Cinthya Maggi, nutricionista de São Paulo: “Use hortelã ou alecrim fresco que são ervas nada calóricas e muito refrescantes”.
2) Consuma legumes
Outra sugestão para segurar a fome é comer legumes e verduras crus. A maioria desses alimentos tem fibras e, por isso, satisfaz por mais tempo. Além de consumi-las nas refeições principais, inclua essas comidinhas também nos lanches da tarde. Prepare porções de minicenoura, tomate-cereja e palitinhos de pepino, que são pouco calóricos. “Um bastão de palmito em conserva enrolado em duas fatias finas de blanquet de peru tem apenas 50 calorias”, sugere a nutricionista Cinthya Maggi.
3) Experimente frutas secas
Aprenda mais um truque para tapear a fome! Leve na bolsa um saquinho com frutas secas para o lanche da tarde. “Além de muito gostosas, essas frutas são energéticas e cheias de fibras, o que aumenta a saciedade e ajuda você a chegar bem até a próxima refeição. Só não exagere, pois são calóricas”, alerta Luciana Sertaro, nutricionista de São Paulo.
4) Tome um chazinho
A fome também pode estar ligada à ansiedade. Neste caso, beba um chá gelado entre as refeições. A culinarista Elizabete Presa dá uma boa dica: “Tome o de melissa ou de camomila, que são calmantes naturais”.
5) Respire profundamente
Uma outra forma de combater a ansiedade é praticar exercícios respiratórios, que ajudam no equilíbrio, relaxam e dão uma grande sensação de bem-estar. Anderson Allegro, diretor da Aliança do Yoga, ensina um deles. O primeiro passo é fechar a boca, deixando os lábios entreabertos. Encoste a ponta da língua na parte interna dos dentes. Em seguida, inspire pela lateral da boca e expire pelas narinas. Repita esse exercício por três minutos, algumas vezes ao dia.