Por Dr Xavier de Melo • quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Estivemos em Nova Iorque nesse fim de semana durante um grande evento da cardiologia onde foi apresentado por um grupo australiano, liderado pelo Dr Murray Esler(Melbourne). A mais nova abordagem no tratamento da Hipertensão Arterial Refratária
*Hipertensão Arterial Refratária (individuos que usam mais de 3 medicamentos e não conseguem controlar sua pressão arterial).
A maneira revolucionária chama-se DENERVAÇÃO RENAL.(Ablação de nervos renais)
Mecanismo de Hipertensão Arterial:
Um dos principais mecanismos de regulação do corpo para controlar a pressão arterial envolve o sistema nervoso simpático . Este sistema inclui os principais órgãos que são responsáveis pela regulação da pressão arterial: o cérebro, o coração, os rins e os vasos sanguíneos. O jogador chave na regulação da pressão arterial a longo prazo é o rim. Os nervos renais comunicam informações do rim para o cérebro, e vice-versa.
Em pessoas com hipertensão, os nervos renais são hiperativos, o que aumenta a pressão arterial e contribui para lesões no coração, rim e vasos sangüíneos. Se seletivamente acalmarmos os nervos hiperativos renais provocaremos uma redução na produção de hormônios produzidos a nível renal. Hormônios estes que elevam a pressão arterial.
A empresa ARDIAN desenvolveu um sistema de nome Symplicity ® Cateter Sistems para atuar no tratamento da hipertensão arterial de uma forma minimamente invasiva endovascular para alcançar esse objetivo e eliminar o uso dos medicamentos.
É bom alertar que esse tratamento tem o objetivo de tratar apenas Hipertensão Arterial Refratária.
Um grande avanço.
Dr Xavier de Melo
Categoria 1
Por Dr Xavier de Melo • terça-feira, 07 de dezembro de 2010
Esta semana estaremos participando do curso do Dr Valentin Fuster no Hotel Hilton em Nova York.
Dr. Valentin Fuster é diretor do Mount Sinai Heart Hospital de Nova York. Professor Research Foundation, Mount Sinai School of Medicine. Dr. Fuster foi o Presidente do Centro Nacional de Investigações Cardiovasculares Carlos III (CNIC), em Madrid, Espanha.
Valentin Fuster, Entre as posições aparentemente incontáveis de distinção que ele detém é o Ex-Presidente da Associação Americana do Coração, o Ex-Presidente da Federação Mundial do Coração, membro do Instituto de Medicina da Academia Nacional das Ciências, onde atuou como presidente da comissão sobre a Prevenção da Epidemia Global de Doenças Cardiovasculares, ex-membro do National Heart, Lung Blood Institute e do Conselho Consultivo, e ex-presidente do Programa de Bolsas de Formação da Administração do Colégio Americano de Cardiologia. Vinte e seis universidades distinguido em todo o mundo ter-lhe dado Doutorado honorário graus.
Dr. Fuster publicou mais de 790 artigos Pubmed sobre os temas da aterosclerose coronariana, doença arterial e trombose, tornou-se o editor principal de dois livros importantes sobre cardiologia, ‘O Coração’ (anteriormente editado pelo Dr. J. Willis Hurst) e “A aterotrombose e Doença Arterial Coronária” (com o Dr. Eric Topol e Elizabeth Nabel). Dr. Fuster foi nomeado editor-chefe da revista “Nature” que incide sobre medicina cardiovascular (Nature Reviews, Cardiologia, Abril de 2009) e ele é o editor do novo “Diretrizes AHA Científico e Demonstrações Handbook”, que compila todos os informações mais recentes.
Dr. Fuster é o cardiologista mais laureado do mundo: O Prêmio Pesquisador distinto (Sociedade Interamericana de Cardiologia, 2005 e 2009), Andreas Gruntzig Prêmio Científico e Medalha de Ouro Award (Sociedade Europeia de Cardiologia, 1992 e 2007, respectivamente), Gold Medal Award e Distinguished Scientist (American Heart Association, 2001 e 2003, respectivamente), e o prêmio Distinguished Scientist (American College of Cardiology, 1993).
Além disso, ele recebeu o Lewis A. Conner Memorial Award da American Heart Association, o James B. Herrick Achievement Award do Conselho de Cardiologia Clínica da Associação Americana do Coração, de 1996 e Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências e Tecnologia ( o maior prêmio dado aos cientistas de língua espanhola). Em 2008, o Dr. Fuster recebeu o Prêmio Kurt Polzer Cardiovascular da Academia Europeia das Ciências e das Artes. Em março de 2009, ele recebeu o prêmio Distinguished Professor do Colégio Americano de Cardiologia e do Prêmio Internacional de Arrigo Recordati em junho deste ano por sua Scientific Achievement no desenvolvimento de Cirurgia Cardiovascular Imaging.
O evento será realizado no Hilton Hotel de Manhattan em New York
A programação vai abordar a Medicina Cardiológica do Futuro.
Categoria 1
Por Dr Xavier de Melo • quarta-feira, 01 de dezembro de 2010
A NASA vai anunciar esta quinta-feira «uma descoberta que terá um impacto na procura de vida extraterrestre».
A informação foi avançada através de uma pequena nota disponibilizada no site oficial da agência espacial norte-americana.
Segundo a mesma nota ,«a descoberta terá um impacto na procura de vida extraterrestre». A informação será divulgada em conferência de imprensa e será transmitida em directo no site oficial da NASA, incidindo sobre Astrobiologia, a ciência que estuda a possibilidade de vida no universo.
Recentemente a NASA descobriu oxigénio e dióxido de carbono numa das luas de Saturno.
Categoria 1