Saiba mais sobre a osteoporose
A osteoporose é uma das doenças que mais assusta as mulheres após a menopausa. Segundo dados internacionais, ao longo da vida, uma em cada três a desenvolvem nesse período da vida. Esclareça algumas das dúvidas mais comuns sobre essa enfermidade.
As mulheres são as maiores vítimas da osteoporose?
Sim, elas são mais afetadas do que os homens. Geralmente, eles apresentam a doença a partir dos 70 anos, enquanto elas estão sob o risco a partir dos 50 anos.
A doença causa dores?
Não, mas faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a fraturas. Estas, sim, podem doer.
Tem cura?
Não. No momento, ainda não há como reestruturar o osso, por isso a prevenção é importantíssima.
Só os mais velhos têm osteoporose?
Não, o uso prolongado de medicamentos como corticoides e outras doenças menos comuns podem desencadear a osteoporose em qualquer idade.
Consumir cálcio ajuda?
Sim, e muito. Atingir as quantidades recomendadas ajuda a ganhar massa óssea na juventude. Depois, auxilia na prevenção da perda óssea. É condição básica para a eficácia de qualquer outro tratamento para a osteoporose.
Quem tem osteoporose pode fazer exercício físico?
Sim, mas desde que tome alguns cuidados. As atividades mais indicadas são os exercícios de impacto e de aumento da resistência muscular. Caminhadas, alongamentos, ioga e até musculação, desde que supervisionados por um especialista, são alguns exemplos.
Pessoas das raças branca e amarela correm mais riscos de desenvolver a doença?
Sim, devido a uma predisposição genética.