Check up periódico evitaria 60% das mortes

0comentário

A detecção no começo do câncer colorretal, que afeta com mais frequência pessoas com mais de 50 anos e um dos mais diagnosticados nos Estados Unidos, é crucial para um tratamento bem-sucedido, advertem as autoridades médicas.

— Realizar exames de detecção periodicamente é fundamental para detectar o câncer colorretal nas fases iniciais e poderia prevenir muitas mortes — disse Djenaba Joseph, especialista em câncer dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

O instituto afirma que, se todas as pessoas com mais de 50 anos fizessem revisões periódicas, seria possível evitar cerca de 60% das mortes pela doença. De acordo com um estudo da instituição, quase 150 mil pacientes foram diagnosticados com câncer de cólon nos Estados Unidos em 2004, e mais de 53 mil morreram.

Esse tipo de câncer afeta tanto homens quanto mulheres e todos os grupos étnicos igualmente, mas algumas pesquisas afirmam que fazer atividade física e manter o peso ideal podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver a doença. O órgão destaca que cerca de 72 mil homens e 69 mil mulheres foram diagnosticados com essa variante da doença em 2005.

Em muitos casos, o câncer colorretal se desenvolve a partir de pólipos pré-cancerosos no cólon ou no reto, e, por isso, as autoridades destacam a importância de serem feitos exames de detecção adiantada que possam apontar a presença destes para removê-los a tempo. Além dos pólipos, a presença de algumas afecções intestinais também pode aumentar o risco.

Sem comentário para "Check up periódico evitaria 60% das mortes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS