Vacina contra malária

0comentário

360_malaria_1208.jpg 

Uma vacina experimental contra malária protegeu até 65 por cento das crianças da infecção em dois estudos feitos na África, relataram pesquisadores na segunda-feira.

Os testes desenvolvidos separadamente no Quênia e na Tanzânia mostraram que a vacina da GlaxoSmithKline’s chamada RTS,S pode proteger bebês e crianças pequenas da infecção pela malária e evitar a doença mesmo nas crianças já infectadas.

Embora a vacina esteja longe da perfeição, é a melhor até agora contra o parasita transmitido por um mosquito, concordaram os pesquisadores. 

“Estamos mais perto do dia em que a malária fará parte das doenças como varíola e pólio, que foram ou erradicadas ou controladas por meio de vacinas”, disse o pesquisador  Cristian Loucq, coordenador da pesquisa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que malária tenha matado 881 mil pessoas e infectado 247 milhões em todo o mundo em 2006. Alguns especialistas na doença afirmam que os números subestimam o problema.

A doença é especialmente difícil de combater, pois as pessoas são infectadas várias vezes pelos mosquitos ao longo da vida. Os minúsculos parasitas entram no sangue, vivem e se reproduzem dentro do corpo, causando febre e, às vezes, infecções cerebrais letais.

Sem comentário para "Vacina contra malária"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS