Existem alimentos que contribuem para a insônia?
Qualquer alimento em excesso pode causar insônia. No sono, há maior chance do excesso de alimento vir para o esôfago e gerar esse refluxo.
Outro fator que ajuda na insônia é a ingestão de alimentos achocolatados, com excesso de cafeína. A cafeína – ou qualquer substância que excite o sistema nervoso central – vai dificultar a promoção do sono.
Existem alimentos que ajudem a ter um sono melhor?
A última refeição deve ser mais leve. É bom evitar os carboidratos à noite.Não é bom que as crianças consumam alimentos com carboidrato antes de dormir, porque inibe o GH, o hormônio do crescimento.
Alface ajuda a dormir?
O alface é um alimento leve, não vai prejudicar a noite de sono.
Assistir televisão atrapalha o sono?
É uma questão muito discutida. Inicialmente, definiu-se que o ideal era retirar a televisão do quarto, pois ela funcionaria como um excitante do sistema nervoso central. Por outro lado, há pessoas que usam a televisão como sonífero.
Então, deve-se individualizar. As pessoas que se sentem incomodadas pela luminosidade da televisão ou do computador devem tirar o aparelho do quarto.
E a leitura?
A leitura ajuda a dormir. Na realidade, não se deve ler na cama. O que acontece é que as pessoas levam o livro, a televisão, a comida, os filhos – tudo – para a cama. Isso dificulta o sono. A cama é para dormir e para atividade sexual. É preciso restringir seu uso.
É é normal falar enquanto dorme.
O nome técnico disso é sonilóquio. É um distúrbio de comportamento durante o sono. Não é considerado anormalidade, na medida em que não altere a arquitetura do sono.
Muitas vezes pode acontecer o sonilóquio durante uma fase do sono, o REM (Rapid Eye Moviment), que é o momento em que se sonha. Se a pessoa fala durante essa fase, é um distúrbio do sono e deve ser avaliado. Isso acontece muito mais na terceira idade.
Quem ronca dorme tão bem quanto parece?
Roncar não é normal. As pessoas têm que entender que os desenhos animados não mostram a verdade. Roncar é um alerta de que o ar não está passando adequadamente pelas vias aéreas.
Esse alerta tem que ser investigado, por meio da polissonografia, que é a ferramenta para verificar se existe a chamada apnéia do sono. A apnéia é a pausa respiratória durante o sono e é um fator de risco para a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, podendo levar até a morte súbita.
O ronco é um alerta, assim como obesidade, sedentarismo, cansaço e sonolência diurna… Essas são características de quem pode ter apnéia do sono.
E também pode acabar com muito casamento…
É verdade. A mulher tem insônia e o homem ronca.
Há tratamento para crianças que têm pesadelo à noite?
Pesadelo é um distúrbio do sono que ocorre na fase REM. Esse pesadelo, muitas vezes, vai desaparecendo. Só tratamos se virar um problema durante a vida da pessoa, se começa ser freqüente, diário, repetitivo ou deixar o sono fragmentado. Se atrapalhar a rotina, o paciente deve passar por um tratamento, com medicação.
Há como se estimular um bom sono desde bebê?
As dicas fundamentais variam com a faixa etária. O recém-nascido dorme 20 horas por dia – ele passa a maior parte do tempo dormindo e mamando. Com a maturidade, até os 4 anos, o sono é polifásico, a criança precisa dormir durante o dia. Não se pode excitar muito a criança. O que acontece hoje em dia é que os pais ficam muito fora de casa, trabalhando, e a criança tem muitas atividades. Isso, às vezes, prejudica o sono.