Bom para economia, ruim para coração

0comentário

Útil para a economia, o horário de verão pode ser ruim para o seu coração. Um estudo sueco concluiu que o número de casos de ataque cardíaco aumenta logo nos primeiros dias após o ajuste do relógio em mais uma hora. Por outro lado, o atraso de uma hora nos ponteiros, ao final do horário de verão, parece ter o efeito inverso.

Apesar de despertar curiosidade, a explicação para o fenômeno pode ser mais simples do que aparenta. Os autores da pesquisa, elaborada em conjunto pelo Instituto Karolinska e pela Comissão Nacional de Saúde e Bem-estar da Suécia, acreditam que o número de ocorrências pode estar relacionado com a quantidade de horas de sono.

Após análises de dados de 9 milhões de residentes que reportaram casos de infarto entre os anos de 1987 e 2006 na Suécia, os pesquisadores concluíram que o número de ataques cardíacos aumentava em 5% na primeira semana após o início do horário de verão, com o maior número de casos observado nas terças-feiras (10%). Já após a volta do horário regular, a incidência diminuía em 5% na primeira segunda-feira e em 1,5% durante o resto da semana.

De acordo com os autores do estudo, publicado na edição desta semana da revista científica New England Journal of Medicine, as conclusões são intrigantes. “Essas transições podem atrapalhar os ritmos cronobiológicos e influenciar a duração e a qualidade do sono, e os efeitos perduram por diversos dias após a mudança”, escreveram os pesquisadores.

Sem comentário para "Bom para economia, ruim para coração"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS