José Xavier de Melo Filho – [email protected]
Conforme vamos ficando mais velhos a tendência da maioria é reduzir a intensidade da atividade física, ficando mais sedentário e o resultado disso é menos mobilidade e menos independência. A atividade física regular pode fazer toda diferença.
Como preparar o corpo para a passagem do tempo? Atividade física, as corridas, musculação, etc está muito associada ao vigor da juventude e ao culto ao corpo e a beleza. Mas é importante relembrar que o organismo ou corpo humano foi primariamente concebido para fazer atividade física. O homem primitivo dependia da atividade física para sua sobrevivência, nossos antepassados passavam por períodos longos de estiagem, onde nem sempre a comida era algo certo, invariavelmente tinhamos de caçar, pescar e colher para sobreviver. O fenômeno do sdentarismo é algo relativamente recente em nossa história, e o ser humano mudou muito pouco(do ponto vista biológico) nas últimas dezenas de milhares de anos. A medida que o homem foi evoluindo intelectualmente ele foi produzindo uma série de tecnologias em função do sedentarismo, a serviço da comodidade, tais como elevador, automóvel, controle remoto, celular, carro automático,etc. Isto foi gerando uma série de doenças, o que nós chamamos de doenças modernas. É preciso pensarmos diferente, ao chegarmos a boa idade, precisariamos fazer atividade física para resgatar a nossa saúde, quando na verdade não deveríamos ter parado de fazer atividade física. Desde quando a gente nasce até o momento de morrer, deveríamos manter esse gasto calórico elevado.
Na juventude nós temos uma série de produção de hormônios que nos favorece a ganhar massa muscular, a diminuição de gordura, o que nos dá uma condição física melhor. A medida que nós envelhecemos, diminui a produção de hormônios, e nós vamos perdendo massa muscular, força muscular e perdendo mobilidade. Se mantivermos o nível de atividade física, essa queda será muito menos acentuada.
O tipo de atividade física ideal para a terceira idade, segundo a OMS de vida é dependente do gasto calórico. Esse gasto calórico é independente do estilo. Se o exercicio é natação, pedalar,caminhar ou dançar. É óbvio que cada indivíduo pode ter uma série de limitações, como as do aparelho locomotor, diabetes ou hipertensão.
A atividade física tem de ser adaptada ao indivíduo e não o indivíduo à atividade física, respeitando essas limitações, todos podem fazer qualquer exercício, ai vai acordo com a individualidade.
Qual o valor da musculação nesta faixa étária? Uma das reduções hormonais que ocorre com a idade é a queda na produção da testosterona, tanto no homem quanto na mulher, apesar do predominio masculino. A musculação estimula a produção de testosterona levando a manutenção de massa muscular, aumenta a incorporação de cálcio nos ossos, diminui a incidência de osteoporose, fratura de colo de fêmur, fratura de stress.etc. Do ponto de vista científico existem cada vez mais evidências apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira iade é a queda que acontece por anormalidades do equilibrio, fraqueza muscular, desordens visuais,anormalidades visuais, doença cardiovascular, alteração cognitiva, e consumo de alguns medicamentos.
O exercicio contribui na prevenção das quedas através de vários mecanismos:
Fortalece os músculos.
Melhora os reflexos.
Melhora a sinergia motora das reações posturais.
Melhora a velocidade de andar.
Incrementa a flexibilidade
Mantém o peso corporal
Melhora a mobilidade.
Diminui o risco de doença cardiovascular.