# Aprovada Vacina Contra Gripe Aviária
A primeira vacina contra gripe aviária para humanos foi aprovada pelo FDA nos Estados Unidos como providência temporária caso surja uma pandemia, antes do desenvolvimemto de uma imunização mais adequada. A vacina produzida pelo laboratório francês Sanofi-Aventis não será vendida. Ela está sendo armazenada pelo governo para caso o vírus H5N1 sofra uma mutação que permita o contágio entre pessoas.
O FDA, agência que regula drogas e medicamentos nos EUA , disse que duas injeções administradas com 28 dias de intervalo podem fornecer proteção iimitada em caso de pandemia. Cerca de 45% das pessoas vacinadas durante um estudo desenvolveram reação imunológica ao vírus.
O H5N1 já contaminou pelo menos 336 pessoas desde de 2003, das quais 207 morreram, segundo a Organização Mundial da Saúde. Até agora, os contágios foram sempre de animais doentes para pessoas que tiveram contato com essas aves. Se o H5N1 sofrer uma mutação que permita o contágio entre humanos, não se sabe se as vacinas desenvolvidas até agora funcionarão.