Gordura Trans: grande vilã da saúde

3comentários

.

Nas últimas três décadas tive a oportunidade de acompanhar de perto, e observar uma grande transformação na alimentação de nossa população,mais especificamente em nosso país.
Quem não se lembra que todos os nossos alimentos eram vendidos em quitandas, armazéns, quioques e empórios de cantos de rua, as vezes com má aparência e condições de higiene duvidosa.
A partir dos anos 70 houve uma massificação dos chamados super-mercados e hipermercados, e junto com eles vieram as cadeias de lanchonetes de fast-foods. Aqui em nossa cidade poucos eram os restaurantes, se lembro bem, tinha o Palheta,Base do Germano e do Edilson e uma churrascaria no Filipinho. Lanchonetes aqui eram as do abrigo da João Lisboa que tinha no cardápio principal, o caldo de cana.Não poderia esquecer do cachorro-quente aos domingos no campo de futebol, e ao longo da semana em frente ao BEM e na praça Dom Pedro II que tinha de acompanhamento tomate,pepino e ervilha e o sabor picante da pimenta.A qualidade era dada pela intensidade do ardor.Nessa época não existiam o hot- dog com maionese,mostarda ou catchup, invenções da industria de alimentos com conservantes altamente deletérios saúde.
Pois é, esse preâmbulo foi só para mostrar como nós fomos enganados nessas últimas três décadas, nós consumidores, autoridades sanitárias e órgãos reguladores de saúde. A engenharia de alimentos inventou um processo de transformação de gordura, logo que a ciência descobriu que as gorduras saturadas e o colesterol faziam mal a saúde.
A chamada gordura trans, tão mal falada nos últimos tempos, nada mais é que a velha conhecida gordura vegetal hidrogenada, amplamente utilizada nos alimentos industrializados.Originalmente ela é líquida e pertence ao grupo das poliinsaturadas. Mas, para ganhar consistência sólida à temperatura ambiente, passa por processos químicos(recebe hidrogênio em alta pressão e temperatura)que a transforma em trans. E pensar que foram os macacos ,em experiência inédita,que deram a pista para os cientistas avaliarem o impacto dessas gorduras sobre a saúde. O trans aqui não é de transgênico e sim de transverso. Esse tipo de gordura não é obtido por manipulação genética,como muita gente pensa.A gordura trans no organismo se comporta pior que a gordura saturada(encontrada nas carnes vermelhas)-não só aumenta as taxas de LDL(o colesterol ruim)como diminui em cerca de 20% o HDL(o colesterol bom). Por aumentar a vida de prateleira de alguns produtos alimentícios e dar-lhes consistência mais agradável, a gordura vegetal hidrogenada passou a ser muito usada pela indústria a partir dos anos 80. Presente, por exemplo, em sorvetes, bolachas recheadas, chocolates, cremes e lanches do tipo fast food. Ela deixa os alimentos crocantes, sequinhos, duráveis e apetitosos.
Vivemos a nos deparar com polêmicas.O que escolher manteiga ou margarina? Essa escolha é cruel:a manteiga é rica em gordura saturada e a margarina em trans. Fique com os cremes vegetais ou margarinas light. Quanto mais dura a margarina,mais trans ela contém. Reaproveitando os óleos, você também está promovendo alterações químicas. As frituras saturam os óleos vegetais e provocam a formação de substâncias tóxicas, irritantes ao estômago (você lembra do pastel do japonês-gostoso mas ordinário).
Hoje já existe uma regulação exigindo que o fabricante informe na embalagem do alimento a quantidade dessa gordura..O ideal é não consumir mais de 2 gramas por dia de gordura trans e 300 mg de colesterol. Vejam só, num saquinho de batata frita do Mc Donald(6 g de trans) e em uma gema de ovo(300 mg de colesterol).
Gordura amiga do peito são as insaturadas, elas também são encontradas nas gôndolas dos supermercados ,óleo de milho, girassol , canola, azeite de oliva e frutas oleaginosas (castanha,avelã)peixes de água fria (salmão,sardinha,bacalhau,truta).Pouca coisa de nossas bandas.
Por falar em nossas bandas o óleo de coco da Oleama virou sabão famoso em hotel 5 estrelas da Europa e do Estados Unidos.
Para terminar uma pequena pitada de orientação, azeite de oliva faz bem sim,ajuda o coração e ainda é rico em antioxidantes,
isso não quer dizer que ele não engorde.A medida recomendada é uma colher de chá para um prato grande de salada.
Não esqueça quando for ao supermercado fazer compras,tudo que você encontrar e for gostoso, tem colesterol e gordura trans!

Dr Xavier de Melo
Cardiologista

3 comentários para "Gordura Trans: grande vilã da saúde"


  1. Anônimo

    Depois de ler tudo isso e ficar com um peso terrível na consciência, pergunto: O que vai ser da minha filha que tem 7 anos e só quer comer besteira???

    Adriana Marão

  2. aurelio jansen

    pé inchado podê ser problema de pessão ou circulação?

  3. franklin pablo

    Olha muito legal suas materias,elas tem um conteúdo bem didatico,gostei dessa que falar de gorduras tras ,gostaria de saber se não existe uma outra forma de substituir a gordura tras por uma menos agressiva ao organismo.obrigado

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS