A oitava feira de livros de São Luís deverá acontecer este ano em novo espaço. Depois dos bons resultados obtidos em 2013 na Praia Grande, o evento ocupará as dependências do Convento das Mercês, além da Praça do Desterro e Museu da Língua Portuguesa. A mudança deu-se em função das obras do PAC, que prevê a recuperação, entre outros imóveis de valor histórico e arquitetônico, de alguns prédios do bairro, a exemplo do sobrado ocupado pela Secretaria Estadual de Cultura e Teatro João do Vale.
Para o presidente da Associação dos Livreiros do Maranhão (ALEM), Milton Lira, a novidade não deverá prejudicar a festa literária porque o espaço é adequado e o evento já se encontrar consolidado, fazendo parte do calendário cultural da cidade.
Esse é o quarto local de realização da feira, desde que o evento foi criado na administração de Tadeu Palácio. Começou na Maria Aragão, com grande repercussão, mas em seguida entrou em declínio no governo João Castelo, com sua última edição no Ceprama. Com Edvaldo Holanda na prefeitura e Francisco Gonçalves à frente da FUNC, a feira ganhou fôlego novo. Tendo como cenário o coração do centro histórico, a chamada Felis aconteceu com sucesso em 2013, apesar de algumas vozes preverem um fiasco. A promessa este ano é repetir a dose.
e o resultado do concurso literário do ano passado? a func não esclarece nada nem dá uma nota. o fiasco já começa por aí…
Tenho a impressão que sai neste mês ou no próximo. Vou me informar…