Conselho para quem vai casar

2comentários

Pensando em casar? Ouça antes o conselho (dirigido especialmente aos homens) que o príncipe Andrei, personagem do romance Guerra e Paz do escritor russo Liev Tolstoi, dá ao amigo Pierre. Deprimido com a futilidade da vida que está levando e desencantado com a vida de casado (da qual pretende fugir o mais rápido possível), o príncipe mostra-se disposto a trocar o conforto e segurança do lar pelos campos de batalha. Em muitos a passagem causa náuseas, e por essas e por outras, feministas torcem a boca para o escritor. sua obra, no entanto, é grandiosa e merece ser lida e relida. Vamos ao conselho:

– Nunca, nunca se case, meu amigo; eis o conselho que lhe dou: não se case senão depois que você disser a si mesmo que fez tudo o que podia, senão depois que tiver deixado de amar a mulher que escolheu, depois que a tiver visto  com toda a clareza; do contrário, vai enganar-se de modo cruel e irremediável. Case velho, quando não prestar para mais nada… Senão perderá tudo o que há de bom e elevado em você. Tudo vai ser consumido em ninharias. Sim, sim, sim! Não me olhe com essa cara de espanto. Se esperar algo de si no futuro, então cada passo vai sentir que tudo está acabado para você, tudo está fechado, exceto o salão de festas, onde você ficará em pé de igualdade com os lacaios e com os idiotas… É isso mesmo.

2 comentários para "Conselho para quem vai casar"


  1. Ângela Maria

    Estou lendo este livro…já passei dessa página e fiquei espantada com tanta convicção com que o príncipe Andrei fala isso para Pierre. No momento do livro, o príncipe já está na guerra, muito feliz por sinal. Bom conselho esse. Porém, quando se está apaixonado nada disso é levado em consideração.

    • wilsonmarques

      Ângela, o príncipe fala com tanta convicção que tem quem veja em Tolstoi uma visão depreciativa sobre as muheres. Mas o fato é que ao longo da história, são as mulheres que tem sido continuamente anuladas nesse tipo de relação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS