Provavelmente você já passou pela experiência desagradável de após desembarcar do avião se dar conta de ter deixado para trás aquele livro com o qual estava agarradinho. Um episódio na verdade recorrente, que levou a companhia britânica British Airways a fazer uma pesquisa que ao final revelou gostos e interesses de quem faz de uma obra literária sua companheira de viagem. Segundo o levantamento, 500 livros e 1.400 kindles (o e-reader da Amazon) são abandonados a cada ano nas aeronaves e, o que não parece ser uma surpresa: a Bíblia Sagrada está entre os primeiros da lista.
Primeiro colocado: “Games of Thrones”, da série escrita por George R. R. Martin e adaptada com sucesso para a TV. Apesar do tamanho, o tijolaço ficou entre os mais esquecidos entre abril e julho deste ano, na companhia de “Cinquenta tons de cinza” e outras obras de linhas editoriais diversas, incluindo biografias, didáticos e, naturalmente, guias de viagem.
Intencional ou não, vale observar o caráter comercial da pesquisa, cujo produto final é uma espécie de “lista de mais vendidos”. Há ainda que se estranhar o fato de aparecer na contagem apenas o e-reader. Ou será que ninguém esqueceu pelo menos um Kobo nas poltronas da Companhia?