A Fundação Municipal de Cultura (FUNC) da prefeitura de São Luís, definiu para os primeiros dois meses de 2014 o anúncio do resultado do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís, o primeiro da gestão do novo prefeito, Edvaldo Holanda Júnior. E, vale dizer, certa expectativa entre os participantes justifica-se. Além de ser o único concurso literário da chamada Atenas Brasileira, o concurso passa por um momento de resgate da sua credibilidade, que foi ao nível do chão nas suas últimas edições. Recordando: ao deixar o cargo o então presidente da FUNC, na gestão de Tadeu Palácio, deixou em aberto o pagamento dos premiados. Quando João Castelo assumiu, o novo presidente da entidade não reconheceu a dívida, aconselhando os escritores contemplados a procurem a justiça. Era isso ou nada e obedientemente foi feito o que o presidente sugeriu. Porém os valores só foram mesmo pagos quase cinco anos depois, quando o atual presidente da instituição, Francisco Gonçalves, decidiu, numa atitude respeitosa e digna, fazer um acordo com os artistas, que finalmente foram ressarcidos inclusive com danos morais. Boa sorte aos participantes em mais esta edição do concurso, no qual vejo apenas uma falha: a premiação apenas para os primeiros colocados em cada categoria (com dez salários mínimos e publicação da obra), ao contrário do que tradicionalmente vinha acontecendo, quando o segundo lugar também era agraciado, no caso com cinco salários mínimos.
Era isso que estávamos precisando. Uma satisfação digna Obrigado.
Prezado Wilson,
Pelo jeito o resultado do concurso literario da func só sai no segundo semestre (se sair rsrs). É que ele já foi adiado por 3 vezes. Assim fica difícil acreditar numa instituição dessas.
Obrigada
Tenho acompanhado como observador o trabalho da nova direção da Func e acho que estão se esforçando para recuperar a credibilidade que a insitituição, faz tempo, jogou para o espaço. Mas concordo que se não se conseguir trabalhar respeitando prazos e fazendo valer um planejamento mínimo, as coisas se tornam complicadas. Mais uma vez, no caso específico do concurso, me parece que o carnaval atropelou o cronograma, como tem acontecido históricamente: os órgãos de cultura trabalhando quase que exclusivamente em função do Carnaval e o São João.
Concordo plenamente com você Wilson.
Parabéns pelo blog, excelente!
Obrigado, Laura. Desculpe a resposta tardia.