A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), divulgou no dia 26 de setembro, o Edital 05/Coperve/2013 referente ao concurso Vestibular 2014 para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo. São 60 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço no site http://www.educacaodocampo2014.ufsc.br/.
As provas serão realizadas nas cidades de Caçador, Campos Novos e Curitibanos (conforme opção feita pelo candidato na inscrição) no dia 10 de novembro de 2013, com início, impreterivelmente, às 14h, e duração de quatro horas.
O curso é oferecido na modalidade presencial, alternando-se entre atividades no campus João David Ferreira Lima (bairro Trindade) e vivências e estágios nas comunidades e escolas das cidades de Caçador, Campos Novos, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, São José do Cerrito, Videira, entre outras (a definir).
O curso é aberto para todos os que concluíram o ensino médio, mas se destinam principalmente aos educadores de escolas públicas de educação básica, pessoas que integrem ações sociais educativas em organizações e movimentos sociais, que atuem como professores ou coordenadores de escolarização básica em comunidades camponesas, ou que coordenem e acompanhem cursos formais apoiados por programas governamentais como Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e o Programa Saberes da Terra.
Isenção da taxa de inscrição
A isenção da taxa de inscrição poderá ser requerida através do CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou de acordo com a Lei Nº 12.799 de 10 de abril de 2013, conforme especificado a seguir:
Poderá requerer isenção via CadÚnico o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
Para requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato deverá preencher requerimento individual, em formulário próprio disponível no site www.educacaodocampo2014.ufsc.br, até o dia 14 de outubro de 2013, indicando o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, o número de inscrição, o CPF e o nome da mãe do candidato.
História
O curso de licenciatura em Educação do Campo teve início em 2009, em resposta à estimativa do Ministério da Educação (MEC), de que o Brasil precisa formar pelo menos vinte mil professores para atender as escolas rurais com professores habilitados. Nas duas primeiras turmas, o curso contou com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, por meio do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (ProCampo), que viabilizou hospedagem, alimentação e transporte entre os locais de trabalho e a UFSC. Com uma carga horária mínima de 3.888 (3.096 na universidade, 648 nas comunidades e 144 em disciplinas optativas ou atividades artístico-culturas), o curso possui oito semestres de duração.
Mais informações: ou (48) 3721-2250.
Informações Agecom/ UFSC