O Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) http://ruf.folha.uol.com.br/2016/ranking-de-universidades/ colocou a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) na 54º posição entre as instituições de ensino superior do Brasil. É a melhor colocação no Maranhão, mas é a menor entre as universidades federais do Nordeste.
Outro detalhe é que a Universidade Ceuma, com a 143º posição, ficou a frente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na 151º colocação. A Uema, enfim, começa, há um ano, receber mais incentivo do Governo do Estado.
As demais instituições de ensino superior do Maranhão não aparecem nos rankings.
Mesmo sendo a de menor colocação entre as federais do Nordeste, a Ufma avançou, pois, de acordo com a Ascom da Ufma, subiu três posições em relação ao ano passado.
Apesar da crise econômica do Brasil, a Ufma vem se superando desde que Nair Portela assumiu o cargo de reitora com uma proposta de diálogo com o meio acadêmico, Governo Federal e seguimentos sociais maranhenses diversos.
Centro-Sul lidera
As universidades dos estados do Centro-Sul, federais, estaduais e particulares, ficaram com as melhores colocações.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), como já foi divulgado, está conseguindo a primeira colocação entre as universidades brasileiras, em vários rankings, posição que, antes, era da imbatível Universidade de São Paulo (USP). Nesse ranking da Folha, a Ufrj, também, ficou a frente da USP. Isso está acontecendo, em parte, por causa das pesquisas na área de Petróleo.
Norte e Nordeste
Entre as Federais, a melhor do Norte e Nordeste, é a do Ceará. A de Pernambuco ficou em 12º e a da Bahia em 14º.
Chama a atenção a colocação da federal do Rio Grande do Norte, um estado com uma atuação econômica inferior ao Maranhão e Pará, mas a universidade federal potiguar ficou em 23º lugar.
A federal da Paraíba, que sempre foi muito privilegiada pelo Governo Federal, obteve o 26º lugar; a do pequeno estado de Sergipe ficou em 36º; a de Alagoas em 31º; e a do vizinho estado do Piauí em 41º.
O ranking Folha considera como critério de avaliação o ensino, pesquisa, inovação, mercado de trabalho e internacionalização.
Os cursos da Ufma com melhor colocação, conforme já divulgou a Ascom da Ufma, são Biologia (34° melhor entre 399 cursos do país avaliados), Ciências Sociais (33° melhor entre 108), Educação Física (38° melhor entre 500), Engenharia Elétrica (36° melhor entre 286), Letras (26° melhor entre cerca de 400), Nutrição (36° melhor entre mais de 400), Pedagogia (35° melhor entre mais de 500) e Serviço Social (29° melhor entre mais de 400 cursos).