Pesquisa genética e biologia molecular animal em Caxias  

0comentário

O Laboratório de Genética e Biologia Molecular, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no município de Caxias (interior do Maranhão), desenvolve estudo de genética e sistemática molecular de animais.

Os trabalhos com insetos vetores, peixes, anfíbios e mamíferos está tendo destaque no meio acadêmico.

Os professores Elmary Fraga e Maria Claudene Barros fundaram o laboratório em 2006.

Laboratório Caxias biologia molecular animal
Laboratório da Uema em Caxias

 

Os trabalhos de pesquisa, feitos em todo o Maranhão, auxiliam no manejo e preservação das espécies.

Consiste em diagnosticar a variabilidade genética (diferença nos genes de uma mesma população) entre organismos de diferentes ecossistemas e biomas, a partir do sequenciamento de DNA (série de métodos bioquímicos que têm como finalidade determinar a ordem da molécula de DNA).

É realizada a extração do tecido do animal, a identificação dos genes de interesse e sequenciamento gênico, para verificar se há divergência genética entre os seres, como também conhecer características dos ambientes em que vivem.

Um relevante estudo realizado com anfíbios resultou na publicação do “Levantamento de Anfíbios da APA do Inhanum”, área de preservação ambiental em Caxias.

Na sequência, a pesquisa foi estendida para os rios Pindaré e Mearim, e também na Baixada Maranhense, para o estudo dos grupos de peixes.

Insetos

No grupo dos insetos, o estudo do Aedes aegypti é o mais frequente, por conta da incidência do mosquito na região. Foi detectado que nos 4 municípios da Região Metropolitana de São Luís existem duas linhagens desse inseto, informação importante para conter doenças tropicais.

 Com dados e foto da Ascom da Uema

Sem comentário para "Pesquisa genética e biologia molecular animal em Caxias  "


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS