O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Maranhão (IPHAN-MA) e parceiros promovem, neste sábado (12), no Largo da Barrigudeira (Avenida Newton Belo, no Monte Castelo, em São Luís), o Festival de Comédias do Bumba meu boi.
A abertura será às 20h.
O festival integra o calendário de ações de salvaguarda do bumba meu boi preparado com a participação de pesquisadores sociais, incluindo antropólogos que há anos trabalham com cultura popular maranhense.
O bumba meu boi foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro há três anos.
O festival é uma oportunidade única de olhar manifestações populares singulares do interior do Maranhão que estarão em São Luís.
Serão realizadas apresentações de comédia do bumba meu boi de diversos grupos, incluídos vários de rara beleza e com sonoridades e enredos originais.
São manifestações que estão fora dos calendários de festejos juninos convencionais como os promovidos, em junho, pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.
O que são comédias?
Segundo a antropóloga Luciana Carvalho, as comédias são pequenas histórias cômicas elaboradas coletivamente pelos brincantes, embora a maior parte da atividade dramática seja concentrada pelos personagens dos palhaços, conhecidos também como palhaceiros, pais franciscos, catirinas, chefes da matança ou da palhaçada.
Luciana Carvalho é antropóloga é pesquisadora do Inventário Nacional de Referências Culturais do Bumba-meu-boi do Maranhão (INRC).
O inventário foi realizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), sediado no Rio de Janeiro, órgão vinculado ao Iphan.