Uma pesquisa encontrou grande concentração de coliformes fecais em alimentos vendidos em São Luís.
No topo do cardápio de contaminação, a carne moída, o caranguejo e o açaí.
A pesquisa foi feita aleatoriamente em supermercados e restaurantes, além de feiras livres, vendas de ambulantes e lanchonetes.
Além desses alimentos foram recolhidas amostras de alface, sushi, sashimi e caldo de cana.
A contaminação, afirmou a pesquisadora Patrícia de Maria Silva Figueiredo, é elevadíssima, com presença de patógenos, sendo seis classes da bactéria Escherichia coli, que estão relacionadas com a diarreia.
“Outro exemplo é o sashimi que não é um alimento que se encontra facilmente. Tem restaurantes específicos e alguns deles apareceram às bactérias diarreiogênicas em índice elevado,” afirmou a pesquisadora.
O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Fontes de Contaminação
As prováveis fontes de contaminação estão no processo de armazenagem, nos temperos, na água utilizada em todas as operações de limpeza, manipulação e utensílios.
Por exemplo, na carne moída, das amostras que foram coletadas, todas estão altamente contaminadas e a desconfiança está na manipulação, na máquina de moer que não tem a manutenção e a limpeza adequadas.