Beleza está no cérebro de quem vê

0comentário

O sistema composto por receptores opióides – responsável por neurotransmissões do sistema nervoso – pode desempenhar um papel importante na percepção do ser humano, aponta um novo estudo feito pela Universidade de Oslo na Noruega e publicado na revista “Nature”. Ele pode ser o responsável pelo desejo que sentimos por pessoas do sexo oposto.

O resultado da pesquisa também sugere que esse mecanismo presente em nosso cérebro molda o comportamento social, recompensando o órgão com sensações gratificantes receber estímulos valiosos.

Ainda segundo o trabalho, a informação visual sobre os outros – especialmente a que se refere aos rostos – ocupa um papel importante na escolha do parceiro. Sua função desperta o chamado “sistema de recompensa cerebral” da mesma forma que a comida e o dinheiro.

Esse mecanismo de recompensa apresenta alta densidade de receptores opióides. Testes em ratos mostraram que eles cumprem função importante para apontar, por meio de estímulos, tanto o que se gosta quanto o que se quer.

Para investigar o papel da neurotransmissão opióide no sistema de recompensa cerebral, a cientista Olga Chelnokova, que comandou o trabalho, pediu que 30 homens saudáveis vissem fotografias de rostos femininos e, em seguida, medissem a avaliação estética com as classificações “gosto” e “quero”.

Quando os participantes receberam morfina – algo que aumenta a atividade do receptor opióide – eles passaram a utilizar as duas classificações de forma mais intensa, além de passar mais tempo avaliando os rostos que consideraram os mais bonitos.

Em contrapartida, os participantes que receberam um supressor do opióide chamado naltrexone apresentaram uma forte redução nos conceitos “gosto” e “quero” – bem como reduziram o tempo destinado a avaliação dos rostos.

A conclusão do estudo foi de que o nosso sistema opióide humano pode desempenhar um papel importante nas relações sociais dos seres humanos, intensificando a sensação de recompensa do cérebro ao receber estímulos considerados “atraentes”.

Do Portal O Globo On Line

Sem comentário para "Beleza está no cérebro de quem vê"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS