É provável que o curso de medicina da Uema Sul, em Imperatriz, se consolide antes do que o curso de medicina da Ufma em Pinheiro.
No curso de Medicina de Pinheiro, que começou a funcionar em 2014, ainda há problemas graves de infraestrutura e falta de professores.
Os professores do curso não residem em Pinheiro e há dificuldades na formação do quadro docente. Ano passado houve até protestos dos estudantes.
Em Imperatriz, a situação pode ser mais tranquila, pois, como a cidade é maior e há possibilidade de médico-docentes fixarem residência.
A instituição do curso de Medicina da Uema Sul foi anunciada, este mês, pelo governador Flávio Dino durante a solenidade de posse da reitora e do vice-reitor.
O projeto já está sendo elaborado e será enviado nos próximos meses para a Assembleia Legislativa.
“Vamos começar o planejamento e a execução do projeto para a implantação futura do curso de medicina. O Centro de Ciências da Saúde vai ser criado em breve. Vou mandar o projeto para a Assembleia para que possamos, no próximo ano, também expandir a atuação da Uema Sul na área da saúde”, disse o governador.
De acordo com Flávio Dino, a comissão de especialistas já está constituída: “Nossa perspectiva é que, até o fim de março, o Conselho Universitário da Uema Sul aprove o projeto”. Em seguida, a proposta vai para os deputados.
Com dados da Secap/Governo do Maranhão