Por decisão do governador Flávio Dino, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada, pelo segundo ano, no interior do Maranhão. Começou na quarta-feira (25) a edição deste ano da semana, no município de Timon. No ano passado foi em Imperatriz.
A escolha de Timon para sediar o evento, segundo o secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Informação, Davi Telles, é pelo fato do governador Flávio Dino entender que o município é uma referência do Leste Maranhense, que consegue catalisar uma grande população, além de instituições públicas e particulares.
A SNCT é um dos maiores eventos de divulgação científica do país. É promovida em todos os estados, pelo Governo Federal e parceiros. No Maranhão é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Até sábado (28), quando será encerrada, vai movimentar Timon e municípios vizinhos. A programação do estande da Fapema inclui lançamento da Revista Inovação, de livros, apresentação de editais, pôsteres e rodas de conversa.
Na programação, 550 atividades, entre mostras científicas, apresentações de pôsteres e diversos trabalhos científicos. Na Cidade da Ciência, espaço onde acontecem as atividades, outros trabalhos de pesquisa, apresentações de protótipos estarão expostos em 68 estandes.
Quem visitar o espaço poderá participar de palestras, oficinas, minicursos e exibição de pôster. Entre as mostras científicas, a de nanossatélites e atividades de ensino da matemática por meio de jogos, robótica e educativos. A programação conta ainda com apresentações culturais que acontecem sempre ao final da tarde.
Por meio da Fapema o Governo do Estado disponibilizou R$ 500 mil em financiamento de projetos a serem apresentados durante a SNCT em mais de 30 municípios de várias regiões do Maranhão. O fomento da Fapema, também, é representado pelo apoio logístico com a disponibilização de ônibus para facilitar o deslocamento de estudantes à Semana.
Com dados da Secap/Governo do Maranhão