O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), promove ação social de prestação de atendimento a pessoas com doenças vasculares, com serviços de educação preventiva e oferta de tratamento. Será nesta quinta (28) e sexta-feira (29), das 8 às 18 horas, no prédio Lilian Flores, na Rua das Hortas, 120, Centro (área das Praças Deodoro e Gonçalves Dias), em São Luís.
A expectativa é atender cerca de 800 pessoas.
Os médicos farão triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público para os sinais e sintomas dessas doenças. A intenção é que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as precauções a serem tomadas.
Também será realizado o exame ‘Doppler de onda contínua’ em pacientes que apresentarem alteração para doença obstrutiva periférica. Além de aferição da pressão arterial e teste de índice glicêmico.
Serão entregues folhetos com orientações e informações aos pacientes sobre as doenças vasculares.
Causas das doenças vasculares
Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.
Aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.
Com dados do HU-Ufma.