Três cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) obtiveram nota máxima na avaliação quadrienal dos programas brasileiros de pós-graduação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta semana. Professores, estudantes, políticos, empresários e lideres comunitários festejaram, nas redes sociais, essa vitória da Uema.
Entre as repercussões, a do governador Flávio Dino no Tweet: “Parabenizo a nossa Universidade Estadual do Maranhão pelo resultado na avaliação dos cursos de pós-graduação feitas pela Capes”.
O Programa de Pós-Graduação em Defesa Sanitária Animal passou do conceito 3 para 5. É o único mestrado profissional nessa área, em todo o Brasil, a obter essa avaliação, o que representa nível de excelência nacional, segundo a Capes.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, coordenado pela professora Alana Lislea de Sousa, subiu do conceito 3 para 4.
O Mestrado em História, Ensino e Narrativas passou do conceito 3 para 4, mesmo sem ter completado o ciclo de quatro anos.
Outros cursos
Os demais mestrados e doutorados autônomos da Uema mantiveram as notas 3 e 4.
As redes que a Uema integra mantiveram boas pontuações, com o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Profmat) com nota 5 e o Bionorte com nota 4.
Avaliação Quadrienal
Segundo os dados da Capes, nesta avaliação quadrienal, 22% dos programas de pós-graduação obtiveram elevação no Brasil.
A Uema destaca-se diante dessa realidade. O avanço da Uema foi de 27,2% em seus programas, uma elevação acima da média nacional.
A Avaliação Quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram em Brasília de 3 de julho a 11 de agosto deste ano. Os consultores avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.
As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Ao início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores.