O curso de Medicina do campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) de São Luís recebeu o certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas.
Com a certificação, a Medicina da Ufma está entre as 19 instituições de ensino superior do Brasil aprovadas, entre 23 avaliadas.
Esta semana, professores do curso de Medicina entregaram, simbolicamente, o certificado à reitora Nair Portela.
O Sistema que concedeu a certificação exigiu o cumprimento de uma série de requisitos relacionados à gestão, ao programa educacional, ao corpo docente e discente e à infraestrutura das instituições de ensino superior que oferecem cursos de Medicina.
A avaliação visa qualificar a formação médica no Brasil.
O selo de acreditação tem validade de três anos. Caso a instituição não mantenha os níveis de qualidade, o curso pode perder o reconhecimento. Por isso, a comissão de avaliação fez sugestões para que o curso de Medicina da Ufma solicite que seja revalidada a certificação e pediu a continuidade na melhoria dos índices de qualidade da graduação.
O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas Brasileiras foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
O processo de acreditação compreende uma etapa de autoavaliação com apresentação de evidências, análise de documentação, visita de três dias à instituição, elaboração de relatório com recomendações e entrega do parecer final.
Com dados da Ascom/Ufma