A constituição da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) do Sul Maranhão foi uma medida foi acertada. Várias universidades estaduais e federais, em outros estados, avançaram ao colocarem em prática esse procedimento administrativo. A Uema renova, no Maranhão, a tomar essa iniciativa.
A Universidade Federal do Maranhão (Ufma), há anos, já deveria ter procedido dessa forma. Em Minas Gerais, as Universidade Federais de Ouro Preto, de Viçosa e a de Juiz de Fora são exemplos de unidades federais diferenciadas da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg) e que apresentam excelentes resultados.
É preciso descentralizar o Maranhão e deixar de concentrar tudo em São Luís, o que dificulta, inclusive, a elevação da qualidade de vida da capital maranhense que está ‘inchada’. Tem de ter aeroportos, hospitais, escolas, universidades e cidades arborizadas, com qualidade de vida no interior do Maranhão.
E é melhor que a Uema Sul do MA aconteça antes da criação de cursos de mestrado e doutorado, pois a transição, começando como centro acadêmico, permite que a região sul do estado defina, com mais propriedade, os cursos de pós mais viáveis.
Uema Sul do MA
A administração superior da Uema, em nota, se diz surpresa com a proposta de criação da Uema Sul do MA. O mais surpreendente, contudo é a administração da Uema, até hoje, não ter colocado em prática essa iniciativa. A ideia é que, no futuro sejam constituídas, também, a Uema Baixada e a Uema Sertões do Maranhão.
Na nota, a administração superior diz que a Uema vai abrir um diálogo com o Governo do Estado, como se a Uema, mesmo autônoma e descentralizada, não fizesse parte do Governo do Estado. Este diálogo já devia está em andamento, senhor reitor.