Aberta, na noite de sábado (25), a exposição com objetos ligados a arte de Ana Duarte e fotografias e figurinos da dançarina, que morreu no dia 26 de Março de 2016.
A exposição está no salão principal do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, próximo ao estacionamento da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
A iniciativa é do antropólogo Adalberto Rizo, entre outros parentes e amigos de Ana Duarte, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).
Na abertura, apresentações artísticas e depoimentos de artistas.
Na montagem da exposição, de autoria de Claudio Vasconcelos, é possível olhar, em um só espaço, o figurino que Ana Duarte criou em suas leituras dos movimentos da cultura popular maranhense.
Cada figurino está ao lado de uma fotografia com Ana Duarte utilizando a peça, o que possibilita uma dinâmica memoria excelente.
As fotografias são de autoria de Adalberto Rizzo, Bredan Loula, Eduardo Cordeiro e Marília de Laroche.
As leituras da cultura popular de Ana Duarte são pautadas em pesquisas traduzidas por meio de sua consistente formação profissional, o que inclui balé clássico entre outras linhas dos movimentos corporais dos quais ela tinha total domínio.