Flor do cajueiro contra diabetes

0comentário

Pesquisa do nutricionista Tonicley Alexandre da Silva verificou que as flores do cajueiro podem reduzir o nível de glicose no sangue.

Diabetes flor de cajueiro
Flor de cajueiro

 

Tonicley Alexandre da Silva é da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

A pesquisa

O nutricionista retirou extratos vegetais de folhas, cascas e flores e administrou oralmente em camundongos que apresentavam predisposição para diabetes e descobriu o efeito positivo das flores.

“A literatura já mostrava estudos feitos a partir da casca, das folhas e de outras partes do cajueiro, mas nada relacionado às flores no tratamento da diabetes. Na pesquisa, observei que as flores têm a propriedade e a concentração encontrada nelas, em relação a outros extratos, é muito maior”, explicou Tonicley Silva.

Viabilidade comercial

Para o pesquisador, a alta concentração do princípio ativo derruba um grande obstáculo que inviabilizava a comercialização do medicamento extraído do cajueiro.

“Antes, seria necessária uma quantidade muito grande de substratos (folhas e cascas) para se conseguir uma quantidade de produto capaz de ter esse efeito benéfico. Com as flores, uma pequena quantidade já teria o mesmo efeito de uma grande quantidade de outras partes da planta”, observou.

 Opção

A descoberta pode significar o desenvolvimento de uma nova opção terapêutica para o tratamento da diabetes, com possibilidade de menos efeitos colaterais (hipoglicemia, erupções cutâneas, problemas estomacais, dentre outros) comparados aos produtos já disponíveis no mercado.

Com dados do Portal Fapema

Sem comentário para "Flor do cajueiro contra diabetes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS