A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, esta semana, a aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em História, Ensino e Narrativas, durante solenidade no auditório do prédio do Curso de História, em São Luís.
Palestra
Alunos da graduação e pós-graduação em História participaram da palestra do professor Marcelo de Souza Magalhães, da UNIRIO, sobre panorama da Pós-Graduação no Brasil.
Ele fez a leitura de um de seus trabalhos sobre História da Historiografia.
Lançamento de livros
Foram lançados dois livros durante a solenidade:
“A educação do ‘Bello Sexo’ em São Luís na segunda metade do século XIX”, da professora Elizabeth Sousa Abrantes.
“Historiografia Maranhense – dez ensaios sobre historiadores e seus tempos”, organizado pelos professores João Batista e Marcelo Cheche.
Linhas de pesquisa
O Mestrado Profissional em História da Uema tem duas linhas de pesquisa:
Memória e Identidades
(Memória como elemento fundamental da narrativa histórica e que age na construção de identidades que potencializam o pertencimento social).
Historiografia e Linguagens
(Crítica do conhecimento historiográfico como transformador das ações do profissional docente em sua prática cotidiana).
O curso
O curso tem duração de dois anos.
É voltado para professores de educação básica da rede pública de ensino de História e áreas afins, como Filosofia e Sociologia.
O objetivo é atualizar competências e habilidades capazes de proporcionar um refinamento teórico-metodológico e pedagógico do historiador-docente, ante as novas diretrizes para o Ensino de História, estabelecidas desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais.