Foi lançado, esta semana, o Programa Brasil-Estados Unidos Fulbright-Nexus de Redes Regionais de Pesquisa Aplicada de Programa Nexus.
O programa selecionará pesquisadores brasileiros para integrar grupos de pesquisa do Brasil, dos Estados Unidos e dos demais países das Américas e do Caribe para a colaboração e promoção de parcerias que apresentem potencial de real impacto regional de longo prazo.
As inscrições vão até o dia 9 de abril.
A iniciativa é resultado de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Fulbright).
As atividades começam em agosto.
Mais informações pelos e-mails:
Temas
Os temas do Programa Nexus de 2014 a 2016 serão Energia Sustentável e Mudanças Climáticas.
Serão selecionados até 20 pesquisadores nas áreas mencionadas, sendo aprovados pelo presente edital até cinco brasileiros, que serão distribuídos pelo comitê de seleção em até cinco grupos de quatro membros cada.
Eles desenvolverão projetos pelos próximos dois anos.
A coordenação dos grupos ficará a cargo de um pesquisador brasileiro e de um pesquisador norte-americano.
Benefícios
Valores
Cada pesquisador participante receberá, em parcela única, apoio financeiro no valor de US$ 35 mil, que serão repassados pela Comissão Fulbright.
Este apoio custeará uma visita de dois a três meses em uma universidade nos EUA, despesas com transporte para participação nas três reuniões plenárias (de planejamento, monitoramento e final), gastos com pesquisa e outras despesas necessárias para o bom andamento do programa.
As despesas com estadia nas três reuniões plenárias (de planejamento, monitoramento e final) serão custeadas pelos organizadores do Programa Nexus.