Quem for a São Paulo nestes dias deve ir à exposição Túnel da Ciência Max Planck, aberta até a próxima terça feira (21), no Shopping Frei Caneca, região central da cidade de São Paulo.
A exposição está chamando a atenção de jovens interessados em Ciência.
A mostra contribui para aprofundar as relações no campo da ciência e tecnologia (C&T) entre o Brasil e a Alemanha, país onde foi criada.
Pertencente à Sociedade Max Planck de pesquisa científica, o Túnel da Ciência integra a temporada Brasil-Alemanha (2013-2014) e chega à capital paulista acompanhado de palestras no campo científico-cultural.
A visitação é gratuita e termina no dia 21 de fevereiro.
Passeio pelo mundo
Iniciada em 2000, a exposição já passou por mais de 20 países e foi vista por nove milhões de pessoas. A versão que chega a São Paulo foi exibida primeiramente em São Petersburgo e Moscou (Rússia) e depois seguirá para a China.
Montagem
O transporte até o Brasil mobilizou quatro contêineres, 28 toneladas de equipamentos, 2.024 itens, além de dez técnicos alemães e oito brasileiros para a montagem no sexto andar do Shopping Frei Caneca.
Módulos
O Túnel da Ciência é composto por oito módulos interativos.
Entre os módulos
“Sistemas complexos” com sistemas que mostram o funcionamento do coração, voo de pássaros em bando, congestionamentos de carros
Saúde
Sociedade
Energia
Cérebro
Há, também, vários dispositivos como
Medição de precipitação nos oceanos
Projeções de aquecimento global até 2014 e para as próximas décadas. Cada uma dessas estações possui painéis luminosos, vídeos e interação com o usuário por meio de Ipods oferecidos logo na entrada aos visitantes.