Padre Vieira expulso do MA

0comentário

A edição deste mês (Ano 9, no. 99) da Revista de História da Biblioteca Nacional, a mais importante na divulgação de História, no Brasil, tem uma reportagem interessante sobre um levante ocorrido no século XVII, em 1661,antes da Revolta de Beckman (1684), em São Luís e Belém.

Um dos desfechos do movimento foi a expulsão do Padre Antônio Vieira (nasceu em 1608 e morreu em 1697) do Maranhão.

Interessante a gravura, do século XVIII, com os revoltosos expulsando o Padre Antônio Vieira.

dsi_8614

O levante foi feito por moradores portugueses contra a política da Coroa Portuguesa voltada para o uso do trabalho indígena.

Os jesuítas, a ordem católica de Vieira (e do atual papa, Francisco) tinham o controle sobre o trabalho dos nativos, o que desagradava os moradores portugueses.

O texto é de Rafael Chambouleyron, professor da Universidade Federal do Pará.

O que aconteceu

A agitação começou em fins de maio ou início de junho de 1661, em São Luís.

Um grupo de moradores se dirigiu ao colégio jesuíta de Nossa Senhora da Luz e expulsou de lá os religiosos.

Dias antes, moradores e vereadores haviam se reunido na Câmara e obrigado o reitor do colégio dos jesuítas a assinar um termo no qual os padres aceitavam abandonar o domínio que tinham sobre as aldeias de índios livres.

Encurralados pela pressão dos vereadores e pelos representantes do “povo” – na verdade os setores da população que tinham direito à participação política, como proprietários e comerciantes, e também os homens livres brancos – os padres não tiveram alternativa a não ser firmar o documento.

A população de São Luís estava realmente enfurecida com os religiosos.

Testemunha ocular dos acontecimentos, o ouvidor Diogo de Sousa e Meneses relata que, por ocasião da ida dos jesuítas à casa da Câmara, os moradores lhes teriam jogado “grande quantidade de pedradas”.

Poucos dias depois, a rebelião tomou conta da cidade, apesar das tentativas de acalmar os ânimos lideradas pelo governador, Dom Pedro de Melo.

A Revista de História da Biblioteca Nacional, a venda nas bancas, é uma boa leitura neste final de nao

 

Sem comentário para "Padre Vieira expulso do MA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS