O curso de Políticas Públicas (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) foi o único do Maranhão no grupo de notas máximas na lista de 3.337 cursos de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deste ano.
O Uniblog parabeniza estudantes, professores, funcionários e os formados no Curso de Políticas Públicas (mestrado e doutorado) da Ufma, nota 6 na lista da Capes.
O Curso de Políticas Públicas (mestrado e doutorado) reúne os grupos acadêmicos que fazem oposição a administração do reitor da Ufma, Natalino Salgado.
O Uniblog destaca os 406 que obtiveram a nota máxima (6 e 7) na lista da Capes e são considerados de excelência internacional. São 266 nota 6 e 140 nota 7 Lista de notas 6 e 7 da Capes para pós A lista vem com as siglas (M) à mestrado acadêmico, (MD) doutorado e doutorado e (F) mestrado profissional. Veja e faça sua opção.
Avaliação
Dos de 3.337 cursos da lista da Capes, 406 obtiveram notas máximas (6 e 7). Deste total somente 14 estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, todos são de universidades federais. São 6 cursos do Ceará, 3 de Pernambuco, dois do Pará, 1 da Bahia, um do Rio Grande do Norte e o de Políticas Púbicas, do Maranhão.
A avaliação da Capes é feita a cada 3 anos e todos os cursos em funcionamento são reavaliados.
Os programas avaliados receberam conceitos na seguinte escala:
Notas 1 e 2, que descredenciam o programa;
Nota 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade;
Nota 4 é considerado um bom desempenho
Nota 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado.
Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.
Neste ano, 1.054 programas foram avaliados como de desempenho regular (nota 3), 1.219 foram considerados bons e ficaram com a nota 4 e outras 598 tiveram seu desempenho avaliado como muito bom, nota 5.
O processo levou em consideração informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012.
Pedidos de reconsiderações
O resultado será enviado para as pró-reitorias das instituições de ensino superior, acompanhado das fichas individualizadas de cada programa de pós-graduação.
Em ofício constarão orientações acerca de prazo e forma de apresentação de eventuais pedidos de reconsideração.
Dados Portal MEC e UOL On Line