A festa de entrega do Prêmio Fapema 2013 será nesta segunda-feira (25), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

A promoção é da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Os vencedores receberão premiação em dinheiro, entre R$ 2 mil e R$ 10 mil, de acordo com a categoria, além de certificado e o troféu.
ganhadores do prêmio fapema 2013
O tema deste ano é “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”, escolhido por votação popular.
Contemplados
Ao todo, 54 pesquisadores receberão o prêmio, incluindo os orientadores de projetos.
Serão contemplados pesquisadores nas categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.
Resumo de algumas pesquisas vencedoras
Pesquisa crianças proteínas cáries
Homenagem
Durante a solenidade, a Fapema, também, homenageará, com a placa de Honra ao Mérito Cientifico e Tecnológico, pesquisadores e gestores que contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão.
Seleção dos vencedores
A seleção levou em conta dados acadêmicos e a possibilidade das pesquisas conseguirem qualificar a dinâmica do conhecimento no Maranhão.
Duas novas categorias
O Prêmio Fapema trouxe duas noivas categorias
Inovação Tecnológica
Venceu o “Sistema de Monitoramento Ambiental utilizando agente de software inteligente”, da doutora em biotecnologia Raimunda Fortes.
O aplicativo pode ser utilizado em ambientes estuarinos no estado e permite monitorar dois locais, simultaneamente, comparando as características de um ambiente impactado com outro ambiente de referência.
O sistema de monitoramento mantém um provedor que está em conexão com um dispositivo móvel.
Em campo, o pesquisador com esse software pode coletar informações, registrar no celular, que através da conexão com a internet ou por bluetooth vai atualizar esses novos dados, do local em que estiver.
O software vai auxiliar gestores que trabalham na área ambiental e que precisam realizar suas atividades com base em informação científica para atualizar seus dados e tomar decisões.
Hoje, essas informações podem levar de dois a quatro anos para serem obtidas. Com a tecnologia que foi desenvolvida esse processo será muito mais rápido e ajudará na preservação do ambiente catalogado.
Empresa Inovadora
A empresa vencedora foi a SM Sanduíches.
O pequeno negócio informal se tornou rentável após investimento na reformulação da marca de embalagens e na criação de novos produtos.
Como resultado positivo, o empreendimento tem sido destaque na mídia nacional e internacional.