Uema avalia notas do Enade

0comentário

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou ainda a pouco uma avaliação sobre o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2012.

No Maranhão, dos 71 cursos de ensino superior avaliados, 3 obtiveram notas consideradas excelentes pelo Ministério da Educação (MEC), sendo todos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Os cursos que alcançaram nota 5 (considerada nota máxima pelo MEC) foram: Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (São Luís) e Direito, dos campi de Bacabal e de São Luís.  Além deste, os cursos de Administração dos Centros de Estudos Superiores de Bacabal, Imperatriz e Timon, obtiveram nota 3 no Exame.

O percentual de cursos com resultado satisfatório no Enade 2012 subiu 19,8 pontos percentuais em relação a 2009, passando de 48,5% para 68,3% dos cursos. A Uema faz parte dos 17% das instituições públicas de ensino superior que obtiveram uma nota máxima.

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior em todo o Brasil.

Opinião do reitor

Reitor da Uema
reitor da uema, José Augusto Oliveira

O reitor José Augusto Oliveira acrescentou que o resultado trouxe muita alegria pelas notas favoráveis obtidas pela Uema no Enade 2012.  “São um resultado do cumprimento de nossas obrigações de prepararmos nossos alunos para serem profissionais altamente qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”.

Para o reitor, “a Uema está e quer permanecer em nosso meio educacional, exercendo a sua missão e o seu papel preponderante na transformação da vida das pessoas em nosso Estado, por intermédio da formação de recursos humanos e da geração do conhecimento”.

Prova disso são alguns avanços evidentes da Universidade Estadual do Maranhão. Ressalte-se que ela tinha em 2006, o número de 62 doutores no seu quadro docente. Hoje, apenas 7 anos depois, conta com 265 doutores e 323 mestres nas mais diversas áreas de conhecimento.

A pós-graduação e a pesquisa tem sido uma prioridade na atual gestão, haja vista que em 2006, a Uema tinha apenas 1 Curso de Mestrado, possuindo hoje, 8 cursos de Mestrado e 1 Doutorado, além de 2 propostas de novos Mestrados, sendo avaliadas pela Capes. Quanto à pesquisa, a Uema mantém 354 alunos bolsistas em Programa de Iniciação Científica e possui 54 grupos de pesquisa registrados.

Como prova do desenvolvimento da Uema de modo mais abrangente, no tocante ao resultado do Enade nos anos anteriores, destacamos alguns resultados (conceitos) de cursos para evidenciar o desempenho institucional nos últimos anos: Agronomia – São Luis e Imperatriz (4,0); Arquitetura e Urbanismo – São Luis – (3,0); Medicina Veterinária – São Luis – (4,0); Ciências – São Luis – (4,0); Engenharia Civil – São Luis – (3,0); Medicina – Caxias – (4,0); Pedagogia – São Luis e Bacabal- (3,0); Pedagogia – Caxias – (4,0); Musica – São Luis – (3,0); Letras – São Luis – (4,0); Letras – Balsas – (3,0); Enfermagem e Obstetrícia – Bacabal e Balsas – (3,0).

Sem comentário para "Uema avalia notas do Enade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS